INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
Núcleo de Estudos e Pesquisa da Violência de Gênero
O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Violência de Gênero da Polícia Civil do Piauí – NUEPEVIGE,  foi criado em Março/2015, pela Portaria Nº , publicada. Ele está sediado na Academia de Polícia Civil e reúne Delegados (as), professores (as) universitários (as) e da ACADEPOL, alunos de graduação (Direito e Sociologia) e de pós-graduação (Ciências Criminais). 
O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Violência de Gênero da Polícia Civil do Piauí – NUEPEVIGE tem por objetivo implementar e difundir modelo de gestão orientado pela perspectiva de gênero nas organizações policiais e dentre as suas competências destaca-se a análise de dados estatísticos dos sistemas operacionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil, bem como a implementação de modelo de gestão orientado pelas diretrizes de Programa Pró-equidade de gênero e raça do Governo Federal.

O resultado de suas ações tem sido demonstrado com a elaboração da Metodologia Investigatória do Feminicídio na perspectiva de gênero, o desenvolvimento de protocolos policiais com inferências que auxiliem desvelar a violência de gênero, a capacitação de policiais civis e militares na metodologia investigatória do feminicídio no interior do Piauí, atualização dos sistemas da polícia civil para inclusão do tipo penal feminicídio (SISBO e SISPROCEP), elaboração do Mapa do Feminicídio no Estado, aperfeiçoamento das requisições periciais na perspectiva de gênero e implementação de políticas de prevenção ao feminicídio, como a central de flagrantes metropolitana de gênero, o protocolo de atendimento do plantão de gênero, campanhas e aplicativos.

Em Julho/2016 foi instituído o Plantão Policial Metropolitano de Gênero, no âmbito da Central de Flagrantes de Teresina, para atuar nos casos que envolvam violência contra meninas, mulheres, meninos, travestis e transexuais em situação de flagrante delito.

Posteriormente o procedimento encaminhado para a Delegacia competente instaurar e ultimar o inquérito policial. Nenhum caso vai para Distrital comum. Nos casos de meninas, o flagrante segue para a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente Vítima – DPCA ; nos casos de mulheres segue para uma das quatro Delegacias da Mulher – DEAM da capital; nos casos dos transgêneros, segue para a Delegacia dos Direitos Humanos e nos casos das mulheres idosas segue para a Delegacia do (a) Idoso(a).

Com a criação do Plantão Policial Metropolitano de Gênero foi elaborado o Protocolo de Atendimento Emergencial pelo NUEPEVIGE para atender aos casos de pessoas em situação de violência de gênero, no âmbito da Polícia Civil do Estado do Piauí, a ser seguido pelos (as) policiais civis plantonistas no desempenho de suas atividades.
Essas estratégias biopolíticas vêm possibilitando o monitoramento e a qualificação dos inquéritos policiais instaurados para apuração dos crimes cometidos em face das de mulheres e do segmento “trans” do nosso estado, motivados por relações de gênero.

No dia 08 de Março de 2017, após completar 02 (dois) anos de criação, o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Violência de Gênero da Polícia Civil do Piauí – NUEPEVIGE, recebeu o Selo Práticas Inovadoras, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o que consolidou o seu reconhecimento a nível nacional, como serviço de elevada importância e qualidade prestado a sociedade piauiense. Clique aqui e veja as práticas ganhadoras

O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Violência de Gênero da Polícia Civil do Piauí – NUEPEVIGE encontra-se sediado na Academia de Polícia Civil à Rua Francisca de Melo Lobo, 505, Bairro Saci, CEP.: 64.020-430, Teresina-PI, Fone/Fax: (86) 3216 5279. 




Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
R. Walfran Batista, 91 - São Cristóvão - CEP.: 64.046-470 - Teresina - PI
Telefones: (86) 3216 5221 - Fax: (86) 3216 5221
Email de contato: gabinete.ssp@ssp.pi.gov.br