INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
SSP realiza curso com Polícia dos EUA sobre Investigação de Homicídios
25/09/2017 - 11:30  
  
Twitter 
Google+ 
Policiais de Miami no curso realizado na Acadepol/PI
O Curso de Investigação de Homicídios iniciou nesta segunda (25) na Academia de Polícia Civil – ACADEPOL com profissionais do Departamento de Polícia de Miami/EUA realizado através da parceria com a Secretaria de Nacional de Segurança Pública - SENASP e a Embaixada dos Estados Unidos para 43 policiais civis e militares do Piauí que trabalham diretamente com a investigação do crime no Estado.
Foto_25092017_110939

São três profissionais do Departamento de Miami, Sargento Daniel Valadares, Sargento Jackson e Detetive Washington, que através de tradução simultânea darão instruções no curso que acontece no período de 25 a 29 de setembro, como o objetivo capacitar os policiais civis e militares na prevenção, enfrentamento e redução da criminalidade violenta, proporcionando aos agentes maiores conhecimento acerca da preservação local de crime e do processo investigatório, aplicando técnicas modernas nas investigações de homicídios. 
Foto_25092017_110939

Daniel Valadares iniciou o curso com uma apresentação do seu Departamento, com composição de equipes e turnos de trabalho para demonstrar como acontece em seu país. ´´Nós iremos discutir durante toda a semana é basicamente a prática que nós usamos em Miami, quando respondemos a qualquer tipo de investigação de homicídio ocorrido com as técnicas usadas durante a investigação. Nós vamos cobrir todas as bases da investigação, segurança do local de crime será uma das primeiras coisas que falaremos. Não somos peritos, somos investigadores, mas falaremos sobre local do crime, temos algumas coisas que eu trouxe em uma mala que utilizamos lá, só para mostrar para a classe diferentes maneiras que processar uma cena de crime´´ afirma.
Foto_25092017_110913

Para o Secretário de Segurança Pública, Dep. Federal Cap. Fábio Abreu, esse curso tem o papel fundamental de trazer conhecimento internacional. ´´ Um aperfeiçoamento dos nossos policiais, nós temos a delegacia de homicídios que é uma das mais resolutivas do país, com um índice de solução muito grande em função do empenho desses policiais. Mas a questão da capacitação é fundamental. Os policiais precisam estar atualizados em nível internacional. Todo esse arcabouço de informações que vão ser repassadas durante esse período, nossos policias civis e militares vão aplicar as técnicas que forem ideias ao nosso estado. Temos nos destacado nesse projeto, isso faz parte do plano nacional de segurança pública, essa questão de dar ênfase aos municípios com maior incidência. No estado do Piauí apenas Teresina foi escolhida para participar desse treinamento em função de ser a capital´´ ressalta o Secretário.
Foto_25092017_110913

Participam do curso policiais militares e equipes formadas por Delegados e Agentes de Polícia das Delegacias de Homicídios, Núcleo de Feminicídio, de Proteção e Segurança do Menor (DSPM), Altos, José de Freitas, Parnaíba, Picos, Floriano e Diretoria de Inteligência da SSP-PI. O itular da Delegacia de Homicídios, Delegado Francisco das Chagas, o Bareta, destaca que o acesso ao conhecimento e capacitação é o primeiro passo para melhorar qualquer atividade e na investigação criminal de homicídios não é diferente. ´´É uma oportunidade, nós vamos conhecer conceitos, métodos e técnicas desenvolvidas pelo pessoal, inclusive a nossa literatura é muito escassa no Brasil e no mundo. Nós temos um desenvolvimento maior nos Estados Unidos e na Inglaterra. Nós temos tudo para aproveitar essa oportunidade que nos está sendo dada para que realmente tenhamos um aproveitamento maior. Se você tem a oportunidade de elucidar um crime com o menor espaço de tempo, evidentemente que aquilo vai dar uma sensação de segurança para a sociedade e um temor para quem pratica o crime´´ afirma o Delegado. 
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
R. Walfran Batista, 91 - São Cristóvão - CEP.: 64.046-470 - Teresina - PI
Telefones: (86) 3216 5221 - Fax: (86) 3216 5221
Email de contato: gabinete.ssp@ssp.pi.gov.br