INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
Operação realiza maior apreensão de drogas sintéticas do Piauí
16/10/2017 - 11:17  
  
Twitter 
Google+ 
Operação Andrômeda
Uma operação conjunta entre a DEPRE - Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal culminou na maior apreensão de drogas sintéticas do estado. A Operação Andrômeda teve início em agosto com uma denúncia anônima e as investigações apontaram que muitos entorpecentes chegariam à capital por meio dos DJ’s contratados para tocar no Festival Andrômeda.
Foto_16102017_101034

500 unidades de ecstasy, LSD líquido, haxixe, skunk (a flor da cannabis sativa) e maconha foram apreendidas com os DJ’s que estavam chegando à Teresina e no local do Festival. ´´A operação na fase de execução levou quatro dias, mas a Inteligência já vem fazendo o levantamento há meses em conjunto com a DEPRE e a Polícia Militar, monitorando a ação deles. O objetivo era evitar que o máximo de drogas chegasse ao local para o consumo e que a abordagem fosse feita na maior tranqüilidade possível´´, afirmou o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Welendal Tenório.

O delegado Thales Gomes, que presidiu a operação, detalhou o cenário encontrado pela polícia ao chegar na festa, às 10 horas do sábado. ´´Demos cumprimento ao mandado de busca, invadimos o local onde constatamos centenas de jovens que fizeram uso de drogas sintéticas, virados do dia anterior, muitos desde quinta-feira, quando começou o evento. Conseguimos capturar o DJ que estava tocando no momento com uma quantidade significativa de drogas sintéticas, prendemos um traficante dentro do evento, além dos organizadores, com quem encontramos entorpecentes nas áreas restritas, como na sala de administração e praça de alimentação´´, contou Thales.
Foto_16102017_101017

O uso de entorpecentes era tanto, que dentro do próprio festival havia uma pequena farmácia para tratar quem passasse mal, como pontua o coordenador da DEPRE, delegado Menandro Pedro. ´´Eles criaram uma farmácia, porque as drogas sintéticas queimam o açúcar no sangue. Eles utilizam muito pirulito para repor a glicose e porque o maxilar fica tremendo. Havia vários remédios para que as pessoas fossem medicadas quando passassem mal. Foram presas 8 pessoas, mas temos quase 12 termos circunstanciados de ocorrência, de usuários com posse de droga´´, pontuou.
Foto_16102017_101017

O secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Cap. Fábio Abreu, chamou atenção para o perigo de um festival como esse. ´´Esse tipo de apreensão para nós é complicado, uma vez que nem todos os policiais tem capacidade de identificar esse tipo de entorpecente e a forma como ele é transportada é fácil de ser dissimulada. É por isso que nós fazemos todo o trabalho de prevenção, a investigação, além da operação em si durante o evento. Nós precisamos chamar a atenção das famílias, um evento de quatro dias de duração, que os jovens ficam sem dormir, não é um evento normal. Pedimos a atenção dos pais e dos jovens para esse tipo de festa´´, alertou.

Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
R. Walfran Batista, 91 - São Cristóvão - CEP.: 64.046-470 - Teresina - PI
Telefones: (86) 3216 5221 - Fax: (86) 3216 5221
Email de contato: gabinete.ssp@ssp.pi.gov.br