Central de Flagrantes inaugurada em Parnaíba com estrutura moderna
19/10/2017 - 13:41

A nova unidade construída com um investimento de R$ 85.489,0
Foi inaugurada na noite desta quarta-feira (18) a Central de Flagrantes de Parnaíba. A nova unidade, foi construída com um investimento de R$ 853.489,00 e atuará na região de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Caxingó, Caraúbas, Cocal e Cocal dos Alves, beneficiando uma população de 266.607 habitantes.
Central de Parnaíba

A Central leva o nome do delegado Arias Oliveira Costa Filho, morto em 1989 pelo crime organizado ao investigar a morte do agente de polícia Leandro Safanelli. Em um discurso emocionado, seu filho, o jornalista Tiago Melo, relembrou os fatos daquele ano. ´´A coragem demonstrada por meu pai, ao assumir a investigação do caso Safanelli, cujo inquérito recheado de provas apontou a autoria para um oficial da PM, parece ter contaminado parte dos policiais civis do estado do Piauí. A partir dali, essa mesma polícia mostrou sua grandeza e mesmo diante de todas as adversidades, passou a investigar Correia Lima e o prendeu, num trabalho que teve também o apoio da polícia federal´´, contou.
Central de Parnaíba

A fala do delegado regional, Eduardo Ferreira, foi em tom de agradecimento. ´´Eu gostaria de agradecer por em menos de três anos, inaugurar dois espaços da Polícia Civil, onde a gente pode humanizar o tratamento dos usuários do serviço público. Há dois anos e meio, inauguramos o Complexo da Cidadania, que concentra todos as delegacias especializadas. Agora estamos chegando também em um complexo que eu diria que é da cidadania também, por ser uma delegacia humanizada´´, afirmou.
Central de Parnaíba

Riedel Batista, delegado-geral da Polícia Civil, apontou as melhorias da nova Central. ´´Estrutura moderna, humanizada, com conforto e segurança para os policiais civis e militares, respeito a integridade física dos presos e sala para a OAB. É um prédio moderno, com todos os padrões que a lei garante´´. E também relembrou o trabalho do homenageado, ´´hoje a Polícia Civil é grande e forte graças ao trabalho que o delegado Arias apresentou naquela época. Perdeu sua vida, mas deixou um fruto que traz realizações, que é uma polícia forte e que não tem nenhum tipo de constrangimento em investigar o crime organizado no estado do Piauí´´.
Central de Parnaíba

O Secretário Estadual de Segurança Pública, Cap. Fábio Abreu, afirmou que a nova Central é um modelo que vai continuar. ´´Nós estamos implantando um modelo tanto para o Piauí como para o Brasil. Aqui temos a preservação da identidade do preso, do familiar e da vítima, evitando qualquer tipo de contato entre eles, isso é possível graças a uma estrutura moderna. Esse modelo vai ser multiplicado nas principais cidades do nosso estado, como a reestruturação da Central de Teresina, que será baseada nesse aqui´´, informou o secretário.
Central de Parnaíba

Wellington Dias, Governador do estado do Piauí, comemorou o esforço estar se transformando em realidade. ´´Não é só um prédio bonito, não são só equipamentos. É uma nova sistemática de trabalho, que tem de um lado recurso humano preparado e de outro a tecnologia. Vao poder fazer um boletim de ocorrência online, câmeras de monitoramento online, uma recepção. Eu quero aqui apoiar o trabalho da nossa equipe de segurança, exatamente porque é isso que garante o melhor resultado para a populaçao´´, finalizou.

A Central de Flagrantes de Parnaíba contará com um efetivo de um delegado por plantão, 16 agentes e três escrivães que atuarão na realização de procedimentos de autuação em flagrante delito, e plantão permanente, de forma a garantir a agilidade e eficiência operacionais, reduzindo a sensação de impunidade e melhorando o atendimento à população.