INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
Piauí participa de Simpósio de Operações Especiais no Paraná
13/12/2017 - 10:49  
  
Twitter 
Google+ 

Foto_13122017_101258

O Centro de Operações Policiais Especiais do Paraná – COPE-PR sediou nos dias 29 e 30 de novembro do corrente ano o 2º Simpósio Nacional dos Gestores de Unidades de Operações Especiais. O Piauí esteve dentre os 20 estados presentes, sendo a Polícia Civil do Estado representada pelo Delegado de Polícia Civil Júlio César Ribeiro de Castro, responsável técnico pelo I CURSO DE OPERAÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS – COTE do Piauí, objetivando a padronização dos cursos de operações policiais.

Foto_13122017_101254

Tal simpósio teve duração de 16 horas onde foram discutidos com os 30 gestores de operações especiais presentes procedimentos de elaboração de projetos de investimentos para os grupos táticos, troca de informações técnicas e auxílio aos estados que estão em fase de implementação desses grupos, com o intuito de proporcionar um alinhamento entre os órgão de operações especiais em todo o país. 

Foto_13122017_101215

A Polícia Civil do Piauí visa a criação de uma Coordenação de Recursos Especiais – CORE, realizando assim em janeiro de 2018 o I CURSO DE OPERAÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS – COTE,  tendo sido essencial o intercâmbio realizado com outras unidades de Polícia Judiciária no referido simpósio, onde foram firmadas parcerias como o TIGRE-PR, GOE-PB, UTO-CE, CPAC-BA, DEPEN-MJ, CTA-MA, CORE-RJ, DPOE-DF, DOE-DF, GRT-MA, GDT-GO, dentre outros,  para a realização de um curso de operações táticas padronizado nacionalmente.


A participação do Delegado Júlio Castro possibilitou essa articulação com outros grupos de operações especiais do Brasil para ministrarem treinamento em suas áreas de especialização no COTE/PC-PI, que além de disponibilizarem instrutores para o curso receberão nossos policiais para treinamento in loco tanto em Estados limítrofes na região Nordeste como em outras regiões do país. 


O I CURSO DE OPERAÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS – COTE é o curso mais amplo já realizado em nosso Estado e o mais completo em operações especiais do Brasil, sendo possibilitado e realizado na gestão do Delegado Geral Riedel Batista dos Santos Reinaldo, do Diretor da Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí – ACADEPOL-PI Adolpho Henrique Soares Cardoso e do Secretário de Segurança Pública do Piauí Cap. Fábio Abreu. 

Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
R. Walfran Batista, 91 - São Cristóvão - CEP.: 64.046-470 - Teresina - PI
Telefones: (86) 3216 5221 - Fax: (86) 3216 5221
Email de contato: gabinete.ssp@ssp.pi.gov.br