Carnaval 2019: Segurança envia reforço para todo o Estado
01/03/2019 - 11:51

Efetivo reforça a segurança em vários municípios
A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, lançou nesta sexta (1º) a Operação Carnaval 2019 no QCG - Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí com o envio do efetivo da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para todo o Estado, com cerca de 700 agentes, garantindo a segurança no período de 1º a 06 de março de 2019.
CARNAVAL 2019

Em Luís Correia, onde há a expectativa maior de público, a Secretaria de Segurança instala o Centro Integrado de Segurança com funcionamento a partir deste sábado (02), localizado entre as praias de Atalaia e Coqueiro, em frente ao SESC Praia. O Secretário de Segurança Pública, Cel Rubens ressaltou o trabalho do período bastante positivo que iniciou no Corso de Teresina, sem nenhuma ocorrência grave, agradecendo o empenho de todos, resultando em nenhum registro de ocorrência grave, ´´nós garantimos uma redução no número de CVLI em relação a janeiro em 13%, comparando o mesmo período de 2018 e mesmo diante das dificuldades trabalhamos muito e continuamos firmes no enfrentamento a criminalidade´´, destaca o Secretário.
CARNAVAL 2019

A PMPI envia efetivo para as cidades de Floriano, Bocaína, Picos, Barras, Campo Maior, Parnaíba, Luís Correia, Pedro II, Água Branca e União, além de manter efetivo na capital como explica o Sub Comandante Geral, Cel Alberto, ´´nós estamos levando nossas tropas para o interior, as principais cidades onde o carnaval é mais forte, mais notadamente no nosso litoral, para dar continuidade a um trabalho que vem sendo feito desde 2015 pela Secretaria de Segurança Pública com o Centro Integrado, que se tornou referencia no quesito segurança durante os períodos festivos ´´.
CARNAVAL 2019

A Polícia Civil fará o registro de B.O - boletins de ocorrências e lavratura de TCO – Termo circunstanciado de ocorrências no Centro Integrado, além do reforço nas delegacias de Parnaíba e Luís Correia. Segundo o Delegado Geral Lucy Keiko, o litoral é o local mais movimentado, mas a atenção é para todo o Estado, ´´o carnaval é uma festa popular e muitas pessoas saem para curtir, e vamos garantir a segurança com reforço do efetivo para o litoral no Centro Integrado de Segurança e nas principais cidades, também orientamos a permanência em suas comarcas para que autuação em flagrante não seja prejudicada, com o deslocamento maior da PM´´ explica o Delegado.

O Corpo de Bombeiros tem o papel de fazer a prevenção nas praias, açudes ou barragens, o objetivo é atender aos banhistas e qualquer acidente automobilístico que possa ocorrer, ressalta o sub comandante dos Bombeiros, Cel Drumond. ´´Em Floriano já temos um efetivo que vai atender a cidade, em Bocaína mandaremos um reforço por conta da barragem, além de Água Branca e Esperantina. Pedimos as pessoas que não associem o uso de bebida alcoólica a banho no mar, açudes, lagoas, por que é muito perigoso e atenção redobrada com as crianças nesse período de festa´´ alerta o Comandante.

Centro de Monitoramento no Carnaval
CARNAVAL 2019

O Núcleo Central de Estatísticas e Análise Criminal (Nuceac), através de três sistemas integrados farão o monitoramento em tempo real dos casos de violência registrados nos distritos policiais em todo os municípios e vão ajudar nas orientações estratégicas nas operações policiais nas cidades.

Fotografia: F. Carvalho