INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
Corpo de Bombeiros do Piauí fica entre os 10 em premiação internacional
07/03/2019 - 17:01  
  
Twitter 
Google+ 
comitiva brasileira
No último dia 01 de março, o Corpo de Bombeiros do Piauí ficou entre os 10 melhores do mundo na premiação internacional Conrad Dietrich Magirus Award, conhecida como Oscar dos Bombeiros, em referência ao trabalho desenvolvido de resgate, monitoramento e retirada das famílias ameaçadas pelo rompimento da barragem do Bezerro, no município de José de Freitas, em abril de 2018.

O capitão Antônio Floriano, que faz parte da assessoria do gabinete militar do Corpo de Bombeiros, contou que o evento é realizado pela empresa Magirus, a maior fabricante de veículos de combate a incêndios do Grupo CNH Industrial e tem como objetivo reconhecer o trabalho de todas as equipes que desenvolvem a função nas mais diversas partes do mundo. “A premiação aconteceu na cidade de Ulm, na Alemanha. O estado do Piauí ficou entre os 10 selecionados dentre mil projetos inscritos para o evento. No Brasil foram selecionados o Piauí, Rio de Janeiro, devido uma operação de resgate de uma baleia, e o estado de São Paulo, que foi o grande campeão da noite, no resgate de cerca de 150 habitantes, durante um incêndio em um antigo prédio da Polícia Federal”, disse o capitão.

O trabalho de avaliação do evento passa pela  qualificação de especialistas em incêndio da Alemanha e por votação popular feita pela internet que teve duração de um mês. O evento contou ainda com a presença das três delegações do Brasil, compostas por quatro bombeiros militares e equipes da Coreia do Sul, México, Itália, República Tcheca, Alemanha e Suíça. 

O comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, Carlos Frederico, comemorou o reconhecimento e afirmou que o estado vai aperfeiçoar cada vez mais suas atividades para chegar ao topo da premiação. “Ficamos bastante orgulhosos pelo feito e por elevar o nome do Piauí em uma das premiações mais importantes na nossa categoria de trabalho. É importante ressaltar que nas seis edições da premiação, o Brasil já conseguiu ser o primeiro colocado em três. No próximo ano, nós vamos buscar participar novamente, sonhando chegar no mais alto posto dessa premiação”, disse. 

A delegação do Piauí foi composta pelo Coronel Carlos Frederico Macêdo Mendes, Cmt. Geral; Major BM Rivelino de Moura Silva, Cmt. Do 2 BBM  de Parnaíba; o Cap. BM Antônio Floriano de Sousa Filho e 2 Tenente BM Prycilla Oliveira Garcia.

O prêmio de melhor atuação de equipes de resgate no mundo foi para os Bombeiros de São Paulo, que trabalharam no resgate dos 150 habitantes de um prédio antigo da Polícia Federal de 25 andares. Na ocasião, 170 membros do Corpo de Bombeiros lutaram para controlar o incêndio e trazer todas as pessoas com segurança. Como as operações de resgate no prédio estavam em andamento, o prédio entrou em colapso abruptamente. Os bombeiros trabalharam por quase 300 horas. Na ocasião, sete pessoas perderam a vida no incêndio. Com a atuação bastante aplaudida, o Corpo de Bombeiros de São Paulo prevaleceu e assim conseguiu levar para casa a cobiçada Estátua Conrad Dietrich Magirus. Além disso, os bombeiros paulistas realizaram uma visita ao corpo de bombeiros  da Cidade de Nova York (FDNY), que é a referência na categoria.

Foto_07032019_050340

Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
R. Walfran Batista, 91 - São Cristóvão - CEP.: 64.046-470 - Teresina - PI
Telefones: (86) 3216 5221 - Fax: (86) 3216 5221
Email de contato: gabinete.ssp@ssp.pi.gov.br