INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
Roubo seguido de morte reduz 15% no primeiro semestre no Piauí
24/07/2020 - 08:43  
  
Twitter 
Google+ 
No primeiro semestre desse ano, o Piauí registrou uma queda de 15,4% nas ocorrências de crimes de latrocínio (roubo seguido de morte). Os dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da SSP (NUCEAC), mostram que de janeiro a junho foram registradas 22 casos contra 26 no mesmo período do ano passado. 

“É um dado positivo porque o latrocínio é um crime hediondo. O criminoso mata motivado pelo patrimônio da vítima. E um crime cruel e de mais difícil de ser elucidado, porque diferente do crime de homicídio vítima e acusado não tiveram nenhuma relação anterior”, disse o coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa Baretta. 

Em relação ao número de crimes violentos letais intencionais, o Piauí registrou um aumento de 6,5%, passando de 305 ocorrências para 325 nos primeiros seis meses do ano passado. “Não temos dúvidas que esse crescimento está associado a soltura de presos por conta da pandemia. Foram quase quinhentas pessoas que transgrediram a lei colocadas em liberdade. Essas pessoas têm rivais do lado de fora, o que influenciou no aumento do número de assassinatos”, explica o delegado. 

O secretário de Segurança Pública, Coronel Rubens Pereira, informou que mesmo com o aumento o Piauí continua como o estado menos violento nas regiões Norte e Nordeste, mas que vai intensificar ações para reduzir os crimes. “Nós estamos no momento atuando em paralelo com enfrentamento a pandemia, além da nossa atribuição diária. Diante dos índices vamos planejar ações, além de garantirmos todo o esforço para a elucidação dos assassinatos”, completou. 

Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
R. Walfran Batista, 91 - São Cristóvão - CEP.: 64.046-470 - Teresina - PI
Telefones: (86) 3216 5221 - Fax: (86) 3216 5221
Email de contato: gabinete.ssp@ssp.pi.gov.br