INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
Patrulha Maria da Penha completa um ano em defesa da mulher
29/01/2021 - 14:46  
  
Twitter 
Google+ 
Um Workshop encerrou as atividades comemorativas
A Patrulha Maria da Penha completa hoje (29) seu primeiro aniversário. Para comemorar o primeiro ano de implantação, foi realizado no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí um Workshop sobre atendimento à mulher em situação de violência, com solenidade de entrega de Selo Patrulha Maria da Penha.
Foto_29012021_020113

A Patrulha Maria da Penha realizou no seu primeiro ano, 421 visitas de fiscalização de medidas protetivas de urgência; efetuou 15 prisões e 39 afastamentos do lar e 02 capacitações para a equipe. De acordo com a Capitã Leoneide Rocha, a Patrulha Maria da Penha começou a atuar em 2020 e veio a pandemia, “foi um ano atípico, de certa forma acredito que tenha prejudicado muitos avanços para a Patrulha Maria da Penha, mas, mesmo assim, fizemos muitos atendimentos, muitas mulheres visitadas, temos testemunhos de várias mulheres que foram assistidas e mesmo diante das dificuldades da pandemia, nós não paramos e continuamos com nosso trabalho, fiscalizando as medidas protetivas, dando assistência e apoiando mulheres para sair dessa situação de violência”, destaca a Comandante da Patrulha.
Foto_29012021_020113

Para o Secretário Estadual de Segurança Pública, Cel Rubens Pereira, desde o início da atual gestão em 2015, foi implantado várias políticas de proteção à mulher e hoje percebe-se que foram fundamentais, como por exemplo, o aplicativo Salve Maria. ´´Quem não teve ou não conheceu alguém que teve um problema dessa natureza, uma dificuldade a enfrentar, então com essa consciência, eu quero colocar a Secretaria de Segurança Pública a disposição, para cada vez mais fortalecer essa política, estender a Patrulha Maria da Penha, com os recursos que temos, para o interior do estado do Piauí´´, destaca o Secretário.
Foto_29012021_020127

O Workshop abordou como tema: Atribuições legais dos órgãos da rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar no Estado do Piauí. Foram homenageados com o Selo Patrulha Maria da Penha: Rede de Mulheres Empreendedoras; Keylla Raniere – Tribunal de Justiça do Estado do Piauí; Lia Medeiros - Defensoria Pública do Estado do Piauí; Amparo Paz - Ministério Público do Estado do Piauí; Alba Valéria Vilanova Oliveira - Ordem dos Advogados do Brasil; Zenaide Lustosa - Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres; Karla Berger - Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres; Bruna Fontenele - Departamento Estadual de Proteção a Mulher; comandante do 8º BPM - Major Wilton; o Comandante do 9º BPM - Ten Cel Jozinaldo.
Foto_29012021_020113

Durante a solenidade as instituições que também compõe a rede de proteção à mulher no Estado destacaram o importante papel da Patrulha Maria da Penha. Para a promotora Amparo Paz, do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), ´´a atuação da Patrulha Maria da Penha só veio somar nossos esforços de toda rede de atendimento, tem sido uma experiência exitosa, a Patrulha esta sempre a disposição quando a rede precisa, de forma eficiente, acessível às mulheres em situação de violência, está de parabéns por esse aniversário de um ano e que continue, que cresça e seja colocado ainda mais policiais para que possa atender mais mulheres em situação de violência doméstica e  familiar´´, afirma a promotora.
Patrulha

A Delegada Bruna Fontenele – diretora do Departamento Estadual de Proteção à Mulher – também foi painelista no Workshop e lembra que todas as delegacias da mulher continuam abertas, mesmo durante a pandemia, ´´continuamos atendendo todos os dias em horário expediente, todas as mulheres que buscam essas delegacias e também pode fazer atendimento via virtual através da delegacia eletrônica, qualquer mulher vítima de violência, assim como qualquer cidadão pode registrar crimes, fazer boletim de ocorrência, pelo site da polícia civil http://www.pc.pi.gov.br/´´.
Foto_29012021_020113

Fotografia: Tavynho Neto e Sgt Carvalho
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
R. Walfran Batista, 91 - São Cristóvão - CEP.: 64.046-470 - Teresina - PI
Telefones: (86) 3216 5221 - Fax: (86) 3216 5221
Email de contato: gabinete.ssp@ssp.pi.gov.br