Operação Narco Brasil: PRF, PC e PM incineram de 668kg de drogas
25/06/2021 - 17:28

Foto_25062021_050633
A Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil(DEPRE) e a Polícia Militar(RONE) realizaram na tarde de hoje (25) a incineração de aproximadamente 670kg de entorpecentes. O evento aconteceu na cidade de Campo Maior/PI em fornos de uma cerâmica local. A data representa o "Dia D" de Incineração de Drogas da Operação Narco Brasil e acontece simultaneamente em todos os Estados da Federação. A operação faz parte de uma das maiores ações de Combate ao Tráfico de Drogas no país.

A Operação Narco Brasil foi inciada em junho com ações integradas de prevenção, inteligência e repressão no combate ao tráfico de drogas. A ação é coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), com atuação das Polícias Civis e Militares das unidades da federação. A Seopi tem o papel de promover uma atuação conjunta com os órgãos de segurança pública. A Narco Brasil é uma parceria com a Secretaria Nacional de Política sobre Drogas do MJSP, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Esse evento coincide com a 23ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, que começou na última segunda-feira(21) e segue até o próximo sábado(26), com diversas atividades em alusão à data.

A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas foi instituída pela Lei 13.840, de 05 de junho de 2019. De acordo com o art. 19-A da Lei 11.343/06, o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), promoverá ações voltadas à redução da oferta de drogas no país.

A semana foi escolhida por fazer alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas e Entorpecentes, celebrado em 26 de junho.