INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
Programa Ser Paz promove seminário para capacitar lideranças locais e agentes da segurança
17/11/2022 - 17:47  
  
Twitter 
Google+ 
Foto_17112022_051117
Foto_17112022_051112
A governadora Regina Sousa, ao lado do secretário de Segurança, Coronel Rubens, participaram, na manhã da última quarta-feira (16), do Seminário Aliança Comunitária do Programa Ser Paz realizado no antigo Centro Social Urbano (CSU) do Parque Piauí, que está passando por reforma para se tornar também um espaço de convivência com oferta de atividades de lazer e serviços.

De acordo com a delegada Eugênia Villa, superintendente de Gestão de Riscos da Secretaria da Segurança e coordenadora do Seminário, o objetivo do evento é capacitar as lideranças locais da zona Norte e Sul de Teresina, visando reduzir os índices de violência. “Precisamos capacitar policiais, lideranças, Corpo de Bombeiros numa única estratégia de segurança social e vamos adotar uma nova metodologia”, afirmou a delegada.

O projeto Ser Paz é inspirado na experiência de Medellin, cidade da Colômbia que sofria com altos índices de criminalidade. A oferta dos chamados Centros de Paz provocaram uma queda brusca na violência, transformando o lugar numa referência pacífica, depois da criação de equipamentos públicos para a população mais pobre.

“Este local está se tornando um grande espaço de convivência que um dia já foi. Aqui terá uma pista de skate e atividades circenses, para que os jovens possam aperfeiçoar sua arte. O Ser Paz é um projeto parecido com um que já foi executado em Medelin, a cidade mais violenta do mundo”, destacou a governadora.

Segundo o secretário de Segurança, Coronel Rubens, está sendo analisado quais locais de Teresina ainda precisam ser instalados mais equipamentos como os que já existem na zona Norte e Sul. “Apenas a polícia não resolve o problema da segurança pública. Nós precisamos articular uma sociedade da paz, da mediação dos conflitos. Porque o homicídio, por exemplo, é aquele evento mais grave, quando poderíamos evitar já mediando os conflitos menos graves e é por isso que estamos aqui”, explicou.

Durante o seminário, algumas personalidades foram homenageadas, dentre elas: a governadora Regina Sousa; o secretário da Segurança Pública do Piauí, Coronel Rubens; o diretor da ATI, Antonio Torres; o jornalista José Lopes de Melo; o agroflorestor Antônio Cicero Costa; o coordenador da Câmara Técnica Intersesorial da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania e titular do Gabinete de Gestão Operacional da Secretaria de Segurança do Estado do Pará, Julio Alejandro Quezada; o enfermeiro Jardel Ramos e a poeta Nayara Fernandes.

Com Informações da CCOM
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
R. Walfran Batista, 91 - São Cristóvão - CEP.: 64.046-470 - Teresina - PI
Telefones: (86) 3216 5221 - Fax: (86) 3216 5221
Email de contato: gabinete.ssp@ssp.pi.gov.br