Centenas de crianças e adolescentes participaram do I Fórum Teen Mirim Cidadão, projeto desenvolvido pela Secretaria de Segurança através do Núcleo de Políticas Preventivas. Realizado no CRAS Sul do bairro Promorar, o evento também serviu para as comunidades garantirem a emissão do Cartão SUS e da Carteira de Identidade.
´´Aproveite para vir tirar o RG da Maria Eduarda porque senão teria que sair do bairro e isso termina por tomar um bom tempo. Aqui foi rápido e já sai com o documento dela pronto, porque o plano de saúde está exigindo a carteirinha de identidade´´, disse Maria Mesquita, avó da Maria Eduarda, de cinco anos de idade.
No Fórum, ao lado de policiais militares, civis e do Corpo de Bombeiros, além de representantes da sociedade civil, os jovens debateram temas importantes. No primeiro eixo, presidido pelo adolescente Matheus, 14 anos, do Núcleo Mirim Cidadão do Promorar, o tema foi: responsabilidade social na segurança pública. Na segunda mesa, que teve o comando de Isabela, 15 anos, foi debatido a potencialização e efetividade das políticas públicas para crianças, adolescentes e jovens.
Após os debates foi elaborado um relatório a ser encaminhado para o Governo do Estado, a Secretaria de Segurança e a Prefeitura de Teresina com propostas do Fórum, entre elas o reestabelecimento de políticas como o Pró Jovem. Daiane Carvalho é de São Paulo e tem filho assistido pelo Mirim Cidadão. Para ela, o projeto tem levado o apoio que sua família precisa.
´´Meu filho tem necessidades especiais com transtorno grave de comportamento. Ele melhorou muito com o Mirim Cidadão e já socializa com outros jovens, em casa melhorou muito. Aqui o adolescente e a criança e adolescente nas comunidades carentes são respeitadas como cidadãs pela Secretaria de Segurança. Eu saí de uma favela chamada Tiquatira e lá, tem toque de recolher imposto pelos traficantes. Nem polícia entra. Aqui é diferente, pois as ações de segurança já estão dentro das comunidades´´, afirmou.
Participaram dos debates, além das crianças e adolescentes assistidos pelo Mirim Cidadão, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Carlos Frederico, o Coronel Rodrigues, Comandante do Policiamento Comunitário da PMPI, os presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança do 1ºBPM, Coronel Valdinar, e da Zona Sul, Edimilson Torres e Ângela Carvalho, gerente do CRAS Sul, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social, além de educadores sociais, pais e familiares.