A Secretaria de Segurança Pública realiza na próxima semana (22 a 25 de janeiro) dois cursos de capacitação sobre enfrentamento e investigação de violência de gênero. Na segunda (22) inicia o Curso de Segurança Orgânica na perspectiva de Gênero nas salas da ESAP – Escola de Advocacia do Piauí na OAB/PI, de 8 às 17 horas. Participaram do Curso, profissionais que trabalham no Plantão de Gênero e nas Delegacias Especializadas de Atendimento a Mulher do Piauí e Delegadas da Mulher do Estado do Maranhão.
Segundo a Delegada Eugênia Villa, Diretora de Gestão Interna da SSP, o curso terá a parte teórica nesta segunda e nos dias 29 e 30 retorna com as aulas práticas, essa capacitação também objetiva construir um Protocolo de proteção dos profissionais que atuam no Plantão de Gênero, na Delegacia de Feminicídio, Delegacias Especializadas de Atendimento a Mulher e policiais militares. O Delegado Carlos César, do Núcleo de Inteligência da SSP e instrutor do Curso, afirma que o foco é nos procedimentos de segurança pessoal dos profissionais, das instalações, dos documentos e instrumentos.
De terça a quinta (23 a 25 de janeiro), acontece o Curso de Extensão de Direito e Gênero coordenado pela professora Ana Lúcia Sabadell da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-doutora na Universidade Politécnica de Atenas (Grécia). A abertura solene acontece às 08 horas na sala da ESAP/OAB com a apresentação das políticas públicas do Estado aos participantes e convidados. Participam do Curso policiais civis e militares do Piauí; delegadas do Estado do Maranhão, representantes da OAB/PI, do Ministério Público, Poder Judiciário e Defensoria Pública.
O Curso de Direito e Gênero também contará com aulas da Prof.ª Doutoranda em Direito Lívia Meire Lima Paiva, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) nas disciplinas de Gênero e Direitos Humanos e do Professor Dimitri Dimoulis – Pós-doutor pela Universidade Saarland (Alemanha) da Escola de Direito de São Paulo da FGV.
Segundo a Delegada Eugênia Villa, o Curso de Direito e Gênero abordará primeiramente os aspectos antropológicos e sociológicos da violência contra a mulher e depois haverá uma discussão das normas legais. ´´Com a experiência e conhecimento dos professores vamos discutir com os profissionais que atendem as mulheres em situação de violência doméstica e familiar, buscando melhorar nosso atendimento e investigação compreendendo o fenômeno, no intuito de propor políticas públicas e construir um Protocolo´´ enfatiza.