SSP comemora Dia da Mulher e destaca políticas preventivas
08/03/2019 - 12:59

Dia Internacional da Mulher
A Secretaria de Segurança Pública realizou na manhã de hoje (08) em alusão ao Dia Internacional da Mulher um café da manhã para as servidoras, policiais e prestadoras de serviço que atuam na sede.
Foto_08032019_120352

Na ocasião o Secretário de Segurança, Coronel Rubens fez a entrega de rosas as mulheres presentes,  e destacou o papel da mulher na vida e sua importância na segurança pública. ´´Nós estamos sempre com o objetivo de proteger e garantir a liberdade e paz as mulheres, para isso buscamos desde 2015 parcerias e criação de políticas públicas voltadas a essa finalidade. A exemplo do aplicativo Salve Maria estamos exportando a iniciativa para o Acre e o Maranhão inicialmente. Agradecemos a todas as mulheres que fazem a Segurança Pública, em nome da Delegada Eugênia Villa e não chegaríamos a lugar nenhum sem elas, parabenizo pelo Dia Internacional da Mulher´´, ressaltou.
Foto_08032019_120353

Os dados do Núcleo Central de Estatísticas e Análise Criminal da SSP, revelam que no ano de 2018 houve uma redução no número de crimes violentos com vítimas do sexo feminino, foram 55 casos de CVLIs em 2018 e em 2017, 62 casos. Em relação a casos por razões de gênero houve uma pequena redução: 26 casos em 2017 e 25 casos no ano de 2018.

A delegada Eugênia Villa destacou o trabalho realizado no Piauí, com o objetivo de proteger as mulheres, confira na entrevista:
Foto_08032019_120352

A gestão inciada em 2015, marcou na história da Segurança Pública um novo olhar para proteção de mulheres e meninas?

Na Secretaria desde janeiro de 2015, a nossa preocupação sempre foi as mulheres, e somos reconhecido internacionalmente. Já levamos o nosso trabalho para países como o México e Inglaterra, por exemplo, e agradecemos o engajamento do Governo do Estado com as políticas públicas para as mulheres.

As iniciativas de difundir as políticas públicas vão muito além dos muros da Secretaria ou de Delegacias?

É verdade, no Corso foi um sucesso, através da iniciativa do Major Audivam Nunes (Coordenador do Centro Integrado) a quem devemos agradecer, montamos um stand onde mulheres e meninas podiam conhecer as políticas desenvolvidas pelo Piauí, como o aplicativo Salve Maria. Meninas e mulheres precisam ser protegidas e amadas, viver em paz como deve ser. Todos devem se unir, devemos educar os filhos no sentido de que a força intelectual é que vale e não a força física, estamos vendo mulheres morrendo por esganadura no Brasil, onde a força física prevalece, que já é um atributo natural do sexo masculino.

Como a Delegada Eugênia despertou para a causa e defesa das mulheres?

Eu sempre tive em casa um exemplo de homem, meu pai, um pilar como minha mãe na minha educação, que era carinhoso e revezava as responsabilidades com ela. E eu via em muitos atendimentos que fiz, mulheres sofrendo e todas precisam também ter essa vida que eu tive. Eu não precisei apanhar ou sofrer para querer mudar essa realidade.

Por que criar a lei do feminicídio, quais as circunstâncias?

As mulheres estão sendo assassinadas, por que são mulheres. Os homens são mortos por outras circunstâncias. Não é possível admitirmos isso, morrer por ser mulher, ser abusada, estuprada e assassinada, o Estado precisou criar leis e investir na investigação desses casos. O Piauí trabalha com consciência e com ciência, temos um longo caminho a percorrer. E aqui agradecemos o trabalho de mulheres e homens que resultou em prêmios e reconhecimento.