INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
Polícia Cientifica usa tecnologia para auxiliar na elucidação de crimes no Piauí
18/06/2023 - 12:56  
  
Twitter 
Google+ 
Foto_18062023_120652
Foto_18062023_120658
A Polícia Científica, através da recém-criada Gerência de Inteligência e SINAB, tem reforçado o trabalho em análise balística com produção de material de inteligência, muito importante para elucidação de crimes no estado do Piauí. O objetivo principal deste trabalho é a análise e comparação dos diversos tipos de elementos balísticos e a sua comparação entre os oriundos de diversos crimes no estado ou interestaduais.

Num caso mais recente, equipe do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), em mandado de busca e apreensão, na casa de pessoa envolvida com facção criminosa, encontrou uma arma de fogo e a encaminhou para o setor de balística no ICRIM para exame de caracterização e eficiência. 

“No caso em questão, já havíamos inserido diversos perfis de projéteis retirados de vítimas nas necropsias do IML por peritos médicos-legistas ou coletados nos locais de crimes por peritos criminais. Dois desses perfis foram correlacionados com essa arma específica”, relatou o Perito Geral da Polícia Científica do Piauí, Dr. Antônio Nunes.

Ainda segundo o Perito Geral, esses são apenas dois dos diversos casos que já foram interligados pelo trabalho da equipe de inteligência e SINAB. “Existiram vários outros e a tendência é de aumento acentuado com a evolução desse trabalho”, garantiu Nunes. 

Como funciona a perícia
 
Antes de ser levada para o setor de balística, as armas passam por triagem pela equipe do Sistema Nacional de Analise Balística (SINAB) do Piauí. Se histórico e as características da mesma se enquadrarem no protocolo de inserção no sistema, é feita uma coleta de projéteis e estojos padrões para inserção na nossa partição Estadual do Banco Nacional de Perfis Balísticos. 
 
“Uma vez no banco, esse perfil, na forma de assinatura, é armazenado e enviado para o Servidor de Correlação, onde é feita uma comparação com todas as outras já armazenadas no banco nacional. Os resultados dessa correlação são disponibilizados para a Central Estadual que os inseriu através de uma estação de trabalho chamada Matchpoint”, explicou o Perito Geral. 

Nesta estação, um perito criminal com treinamento específico analisa todos os resultados e, caso faça alguma ligação, os projéteis ou estojos utilizados para gerar os perfis ligados são analisados fisicamente num microcomparador óptico; se a correlação for confirmada, é produzido um Laudo de Coincidência de Perfis Balísticos que é encaminhado para a delegacia responsável pelo encaminhamento da arma e para a delegacia que está investigando o homicídio.
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
R. Walfran Batista, 91 - São Cristóvão - CEP.: 64.046-470 - Teresina - PI
Telefones: (86) 3216 5221 - Fax: (86) 3216 5221
Email de contato: gabinete.ssp@ssp.pi.gov.br