INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
Representantes da SSP participam do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
19/06/2023 - 18:53  
  
Twitter 
Google+ 
Representantes da Secretaria de Segurança Pública do Piauí irão participar nos dias 20, 21 e 22 deste mês da 17º edição do Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em Belém, capital do estado do Pará. O evento reúne profissionais da segurança pública, saúde pública, pesquisadores e organizações do terceiro setor que buscam soluções para a redução da violência. 

Durante o evento serão discutidas e desenvolvidas estratégias de prevenção e enfrentamento, para a melhoria das condições de financiamento e gestão das políticas públicas de segurança.

A Polícia Civil do Piauí irá apresentar três projetos, entre eles, “Formulário de Risco Esperança Garcia”, “Cuidar de Quem Cuida: Segurança Orgânica Policial Civil e Militar no Piauí” e “Sistema de Avaliação do Risco Social da Segurança Pública”. 

Durante o evento, o tema “Experiências Exitosas de Investigação de Homicídios e Feminicídios”, será ministrado pelos palestrantes, Eugênia Villa, representante da Polícia Civil do Piauí, Laércio Rossetto, da Polícia Civil do Distrito Federal, Luísa Correia Lima, da Polícia Civil da Paraíba e Ricardo Almeida da Polícia Civil do estado do Espírito Santo. 

De acordo com a delegada Eugênia Villa, durante a palestra serão apresentados estudos de casos correlacionados com a perspectiva de gênero.  

“Nessa mesa nós vamos falar sobre a experiência do Piauí na investigação de feminicídios, nossa metodologia que está prevista em lei e da nossa forma de investigar, êxitos, erros, evolução e desenvolvimento. O Piauí já conta com oito anos de expertise, ou seja, é o estado que mais tempo tem de investigação de feminicídio, pois conta com uma delegacia especializada, antes mesmo do crime de feminicídio no ordenamento jurídico penal”, explicou a delegada. 

Formulário de Risco Esperança Garcia

O trabalho trata sobre a prevenção do feminicídio com base no formulário de risco Esperança Garcia, implementado desde 2020, onde são apresentados dados e resultados sobre o perfil da mulher, perfil do instrumento, mostrando então, a capacidade do formulário no enfrentamento e na prevenção dos fatores de risco do feminicídio no Estado do Piauí. Foram avaliadas 498 mulheres em Teresina e na cidade de São Raimundo Nonato.

Cuidar de quem cuida: Segurança Orgânica Policial Civil e Militar no Piauí

O trabalho diz respeito a um sistema informacional, análise de risco da segurança orgânica, gerenciada pela Diretoria de Avaliação de Risco da Secretaria de Segurança Pública .Esse sistema tem como objetivo avaliar riscos organizacionais de delegacias e batalhões do estado do Piauí. O estudo apresenta os resultados de doze batalhões e  dez delegacias de Polícia do interior do estado, no que se refere a proteção de ativos organizacionais, entre eles, equidade de gênero, clima organizacional, servidores, equipamentos, instalações, respeito à interseccionalidade e imagem institucional. 

Sistema de Avaliação do Risco Social da Segurança Pública

O trabalho está atualmente em desenvolvimento e se refere a um sistema de avaliação do risco social de lugares e territórios com alto índice de criminalidade, com enfoque nas mortes violentas intencionais. O objetivo do estudo é desenvolver políticas de segurança pública para reduzir e enfrentar causas sociais que estão contribuindo para esse crescimento. Esse sistema foi aplicado de forma experimental, na Vila Irmã Dulce, zona sul de Teresina, e corresponde a ideia da descriminalização da vida social como mecanismo de compreender as causas das mortes violentas.
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
R. Walfran Batista, 91 - São Cristóvão - CEP.: 64.046-470 - Teresina - PI
Telefones: (86) 3216 5221 - Fax: (86) 3216 5221
Email de contato: gabinete.ssp@ssp.pi.gov.br