Secretaria da Segurança Pública – SSP-PI

SSP-PI recebe parceiros e apresenta tecnologias de monitoramento do CICC e SPIA

A ação teve como objetivo apresentar a operação das tecnologias de monitoramento e o funcionamento das unidades estratégicas de segurança

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), recebeu, nesta terça-feira (18), representantes da Caixa Econômica Federal, da Equatorial Energia e da US Import para uma reunião e visita técnica ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e ao Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA).

A ação teve como objetivo apresentar, especialmente à Caixa Econômica, a operação das tecnologias de monitoramento e o funcionamento das unidades estratégicas de segurança. “O SPIA coloca o Piauí dentro de um novo cenário de operações em segurança pública. A Caixa é um importante parceiro desse projeto e interveniente financeiro, e veio verificar in loco a realização desse grande investimento”, afirmou o diretor do Sistema Único de Segurança Pública, Lucas Dantas.

Com relação aos outros parceiros, a Equatorial contribui garantindo o fornecimento de energia elétrica às novas instalações, possibilitando que as câmeras de monitoramento funcionem 24 horas por dia. A US Import, aliada desde o início do projeto, é responsável pela execução do investimento e apoia a fase atual de implantação.

Inovação tecnológica

Lançado em agosto deste ano, o SPIA representa um investimento de mais de R$ 23 milhões e conta com postes inteligentes distribuídos, inicialmente, em Teresina, equipados com câmeras de última geração. Entre suas funcionalidades estão reconhecimento facial, leitura automática de placas veiculares e zoom de longo alcance, permitindo o acompanhamento de alvos a até 2,9 km de distância.

Já o CICC concentra todos os pontos de comunicação com o cidadão, incluindo o 190, o B.O. Fácil e totens interativos, além de tecnologias que garantem respostas rápidas em segurança pública.

“Esse projeto vem de fato transformar a nossa realidade com ganhos para toda a comunidade”, concluiu o diretor Lucas Dantas.