A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) participou, na manhã desta quarta-feira (26), de uma reunião técnica com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) para tratar sobre o Protocolo de Prevenção de Ameaças do Extremismo Violento de 2025, guia destinado a orientar a atuação no enfrentamento de ações extremistas. O encontro aconteceu na sede do órgão, em Teresina.
Para o secretário da Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, o momento reforça a importância da integração entre as instituições no enfrentamento às ameaças emergentes. “O diálogo e a cooperação entre os órgãos é fundamental para que possamos aprimorar os mecanismos de prevenção e oferecer respostas mais eficientes à sociedade”, afirmou o gestor.

O Protocolo, que passou por uma atualização neste ano, teve sua nova versão lançada em agosto e apresenta uma metodologia objetiva para tratar do extremismo violento, incluindo o fenômeno do extremismo ideologicamente motivado e as ações executadas em escolas.
“Esta é uma oportunidade para promover interação, palavra-chave na Inteligência, compartilhamento de dados e aproximação entre as seções. Isso tem gerado resultados exitosos para o desenvolvimento do trabalho de Inteligência no Piauí”, disse o superintendente da ABIN no Piauí, Narcélio Cardoso Teixeira.

Homenagem
Durante a reunião, houve ainda um momento em homenagem ao delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da SSP-PI e ponto focal do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) no Piauí, por meio do Governo do Estado. Anchieta foi reconhecido pelo trabalho prestado na área e pela contribuição para o fortalecimento das ações estratégicas no estado.
“Receber essa homenagem pelo reconhecimento aos serviços prestados para a instalação do Sisbin no Piauí me enche de orgulho e honra, em nome de toda a equipe da Segurança Pública, que busca trabalhar de maneira cada vez mais profissional e técnica, de forma a entregar um serviço no nível que a população piauiense merece”, declarou o delegado Anchieta Nery.

Representantes da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), do Ministério Público do Piauí, da Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE), da Polícia Civil (PC-PI), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Federal do Piauí (PF-PI), da Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF-PI), da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) e da Guarda Civil Municipal de Teresina também participaram da reunião.



