A maior incorporação de policiais da história do Piauí, reflete decisivamente na preservação de vidas no estado. Em menos de três anos de gestão, o Governo do Piauí nomeou cerca de 2.600 novos profissionais da segurança pública, reduzindo índices de criminalidade e elevando a sensação de paz e segurança no povo piauiense. A meta é chegar a 4 mil novos agentes da segurança pública até o final de 2026.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), o Piauí registrou uma redução de 22,19% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no primeiro semestre de 2025 (365 ocorrências), no comparativo com o mesmo período de 2022 (284 casos). Isso representa 81 vidas poupadas em 6 meses.

No trânsito, a intensificação das blitzen, também repercutem positivamente na redução de mortes. O último mês de setembro, registrou uma das menores taxas de mortalidade dos últimos anos. Foram 71 mortes contabilizadas, contra 90 no mesmo período de 2024, o que representa uma redução de 21,11%. Os dados são da Diretoria de Operações de Trânsito (DOT).
Os resultados estão diretamente relacionados ao aumento e efetividade das ações policiais, possibilitadas pelo crescimento do quadro de policiais.

PM recebeu 2.056 policiais
Responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo, a Polícia Militar agregou 2.056 novos policiais aos seus quadros. Todas as unidades da corporação receberam reforço de efetivo e equipamentos, possibilitando um patrulhamento mais eficiente e humano.
“Os novos policiais chegam com uma formação da polícia mais humanizada, mais técnica, mais preparada, mais profissional. A união dos eixos integração, inteligência, tecnologia e formação, é o grande diferencial do governo”, destaca o comandante-geral, coronel Scheiwann Lopes.

Polícia Civil ganhou 130 policiais
A qualificação das investigações de crimes consumados, também é destaque no contexto atual da segurança pública. A nomeação de novos delegados, oficiais investigadores, médicos legistas e peritos criminais nos quadros da Polícia Civil do Piauí, influenciam diretamente na melhoria da resolutividade da polícia judiciária.
A PC-PI domina as técnicas mais avançadas na elucidação de crimes, aplicando recursos tecnológicos que potencializam resultados. O projeto de recuperação de celulares roubados e furtados, criado pela SSP-PI, é um exemplo copiado por diversos estados brasileiros.
De acordo com a secretaria, já foram recuperados quase 15 mil aparelhos aos verdadeiros proprietários. As estatísticas deste tipo de crime reduziram 50% em todo o estado.

Corpo de Bombeiros: 205 nomeados
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) foi contemplado com 205 novos bombeiros militares, durante a gestão de Rafael Fonteles. Há ainda, previsão de início de nova turma de soldados até o fim de 2025.
O reforço veio acompanhado de investimentos em promoções de 88 militares da instituição, reforma e inauguração de novos quartéis, e, ainda, a aquisição de viaturas, ambulâncias, drones e outros equipamentos, orçados em R$ 10 milhões.

Polícia Penal ganhou 207 novos policiais
Para fazer frente ao crescimento da massa carcerária, em consequência da intensificação das medidas de combate ao crime, o Governo do Piauí nomeou 207 policiais penais. A nomeação representou um aumento de 25% no efetivo e reforçou a política de modernização do sistema prisional.