Secretaria da Segurança Pública – SSP-PI

Governo do Piauí inaugura revitalização do Espaço da Cidadania Digital em Parnaíba

A solenidade, que integra a programação especial do Dia do Piauí, acontecerá na sede, localizada na Rua Cinco, nº 16, bairro Rodoviária

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), realiza no próximo sábado (18), a partir das 7h30, a inauguração da revitalização do Espaço da Cidadania Digital – Clarice Santos França, em Parnaíba, no litoral do estado. A solenidade, que integra a programação especial do Dia do Piauí, acontecerá na sede, localizada na Rua Cinco, nº 16, bairro Rodoviária.

Com um investimento total de R$ 600 mil, o destaque da obra de modernização é a implantação do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, que facilitará o acesso da população à documentação civil, como a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o cadastro no Sistema Nacional de Animais Domésticos (SIN Patinhas) e a emissão da Identidade Jovem (ID Jovem).

Planejada para otimizar o fluxo de atendimento e trabalho, com espaços funcionais e mobiliário adequado, a unidade conta com  equipamentos adaptados que proporcionarão segurança e conforto para pessoas com deficiência (PcDs) ou mobilidade reduzida. Conta, ainda, com áreas de recepção, salas de triagem, atendimento biométrico com quatro estações, além de ambientes para atendimento social, coordenação, impressão de documentos, fraldário, sanitários adaptados, estacionamento e sistema completo de prevenção e combate a incêndios.

O espaço compõe importantes iniciativas de inclusão digital, como o programa Piauí Saúde Digital, que oferece consultas e exames por telemedicina gratuitamente, e a Lan House Social, que disponibiliza computadores com acesso livre à internet para que a população possa utilizar serviços públicos online e realizar outras atividades digitais.

Além disso, a unidade oferecerá atendimento domiciliar e ações sociais para pessoas idosas e com mobilidade reduzida, garantindo o direito à cidadania mesmo para aqueles que não podem se deslocar até o local.

Homenagem

A nova unidade leva o nome em homenagem a Clarice Santos França, jovem que, com síndrome de Down e ausência da mão direita, inspirou todos ao seu redor com sua trajetória de amor, coragem e inclusão. Sua passagem por escolas, instituições e, especialmente, pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) foi marcada pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Clarice faleceu no início deste ano, aos 18 anos.