Secretaria da Segurança Pública – SSP-PI

Governo do Piauí lança nova Carteira de Identidade Funcional para servidores públicos com versão digital e validade nacional

O documento terá versões física e digital com validade nacional.

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em parceria com a Secretaria da Administração (SEAD), lançou na manhã desta quinta-feira (17), a nova Carteira de Identidade Funcional dos servidores públicos estaduais. O documento terá versões física e digital com validade nacional.

A solenidade de lançamento foi realizada na sede da SSP-PI, em Teresina, e contou com a presença de autoridades, representantes de corporações e técnicos envolvidos no desenvolvimento do projeto. Nesta primeira etapa, serão contemplados os servidores das forças de segurança pública: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal. A proposta é que, em breve, a nova identidade seja estendida aos demais servidores estaduais.

O novo documento traz mais segurança, padronização e praticidade ao dia a dia dos servidores. A identidade funcional será integrada à base da Carteira de Identidade Nacional e poderá ser validada por QR Code, facilitando a identificação em abordagens, operações e atividades oficiais.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou que a iniciativa está alinhada à política de transformação digital que vem sendo adotada pelo Estado.

“O Piauí tem como política pública a transformação digital, para que isso aconteça, é necessário identificar a sua população, os seus cidadãos. Hoje, somos o primeiro estado a emitir a Carteira de Identidade Nacional graças ao trabalho do Instituto de Cidadania Digital, Félix Pacheco. Agora, estamos avançando na identificação das forças policiais com um padrão nacional e vamos levar essa iniciativa para todos os servidores. No futuro, queremos expandir essa identificação para sindicatos, associações e categorias profissionais. Além disso, a nova carteira terá um QR Code para garantir autenticidade e combater abusos, facilitando a verificação em qualquer lugar do país”, pontuou o gestor.

“O servidor público, seja da área da segurança ou de outras categorias, precisa de um documento confiável para rápida identificação no exercício de suas funções. A padronização nacional da identidade funcional garante isso. Algumas categorias, especialmente da segurança pública, precisam do documento físico para pronta apresentação em diligências. A carteira é gerada a partir da identidade civil, com atributos funcionais agregados. Cada órgão deverá oficializar ao Instituto de Biometria Forense a solicitação para emissão do documento”, finalizou o diretor do Instituto de Biometria Forense, Juarez Carvalho.

A medida representa mais um passo no compromisso do Governo do Estado com a inovação, eficiência e valorização do servidor público.