Secretaria da Segurança Pública – SSP-PI

Inauguração da Central de Emissão em Piripiri acelera processo de entrega das Carteiras de Identidade na região dos Cocais

Na manhã desta sexta-feira (28), o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, inaugurou a Central de Emissão da Carteira de Identidade Nacional no município de Piripiri. Esta nova central beneficiará 24 municípios da região dos Cocais, agilizando a entrega da Carteira de Identidade.

Com a abertura desta central, os moradores de Piripiri e região poderão receber suas identidades com mais rapidez. Maria Helena, moradora de Piripiri, testemunhou a eficiência, “Vim fazer minha identidade na quarta-feira, e ontem (quinta) já estava com ela no celular, hoje (sexta) recebi a versão física”, comentou.

Chico Lucas explicou as melhorias trazidas pela nova central. “Antes, o prazo para entrega poderia chegar, em alguns casos, até 90 dias. Agora, para a versão digital, será reduzido para 24 horas e até três dias úteis para os demais municípios, e de 24 horas para Piripiri na entrega da versão física”, explicou.

A nova central faz parte de um esforço mais amplo para tornar o processo de emissão de identidades mais rápido em todo o estado. “Com essa central de impressão aqui em Piripiri, beneficiamos não só a cidade mas também os municípios vizinhos que antes dependiam de Teresina e Parnaíba para a documentação”, afirmou Lucas, destacando a localização estratégica de Piripiri.

O Piauí agora possui sete centrais de emissão de carteiras de identidade, contribuindo para um processo de entrega mais célere e beneficiando diretamente a população. O estado conta atualmente com 135 unidades de serviços digitais do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, presentes em 121 municípios. A meta é expandir a presença para todos os 224 municípios até dezembro de 2025.