Secretaria da Segurança Pública – SSP-PI

Laboratório de Toxicologia do Piauí conquista reconhecimento internacional em avaliação científica

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio do Departamento de Polícia Científica (DEPOC-PI) da Polícia Civil, alcançou um importante reconhecimento internacional na área pericial. O Laboratório de Toxicologia Forense do Piauí participou de uma avaliação prática promovida pela Gesellschaft für Toxikologische und Forensische Chemie (GTFCh), sociedade alemã de referência mundial em toxicologia e química forense.

Na prova científica aplicada, o laboratório piauiense identificou corretamente oito drogas de abuso em amostras de sangue analisadas, obtendo 100% de acerto tanto na identificação qualitativa quanto na quantificação das substâncias. Os resultados ficaram totalmente compatíveis com os critérios estatísticos exigidos em avaliações internacionais desse nível.

O perito-geral de Polícia Científica da PC-PI, Antônio Nunes, destacou a importância da certificação internacional para a credibilidade do trabalho desenvolvido no estado.

“Essa certificação mostra que o nosso laboratório tem capacidade para identificar drogas e outras substâncias, mesmo quando não há uma informação clara sobre o que aconteceu. Isso vale tanto para exames em pessoas vivas quanto para investigações de mortes, envenenamentos e outros tipos de ocorrência. O reconhecimento vindo de um laboratório alemão, referência mundial, aumenta ainda mais a credibilidade do nosso trabalho”, destacou.

A participação e o bom desempenho em uma avaliação internacional desse porte fortalecem a credibilidade dos laudos periciais produzidos no estado e reafirmam o compromisso do Governo do Piauí com a ciência, a qualidade técnica e a confiabilidade dos serviços prestados à Justiça e à sociedade.