A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou, na última terça (26) e quarta-feira (27), mais uma edição da Operação Porteira Fechada, na região do Vale do Canindé, no Sudeste do estado. A ação teve como objetivo realizar fiscalização e prevenção de acidentes em ocorrências com animais nas vias, além de responsabilizar criminalmente os proprietários de animais soltos.
Coordenada pela Diretoria de Operações de Trânsito (DOT) da SSP-PI, a nova fase da iniciativa esteve presente em municípios como Oeiras, Simplício Mendes, Campinas do Piauí, Colônia do Piauí, Conceição do Canindé, Isaías Coelho, Nova Santa Rita e São João da Varjota.
O diretor da DOT, Fernando Aragão, reforçou o compromisso das forças policiais com a população, afirmando, ainda, que a ação continuará sendo executada. “No Piauí, não se tolera esse tipo de prática que coloca em risco a vida das pessoas que trafegam pelas rodovias e dos próprios animais. Estamos aqui com ações integradas com o Ministério Público do Piauí para salvar vidas. Alguns animais foram recolhidos e proprietários foram autuados. Entretanto, a população esteve ao nosso lado e protegeu seus animais, recolhendo-os ou mantendo-os cercados”, declarou.
Já o promotor de Justiça Romerson Maurício de Souza, da Comarca de Simplício Mendes, ressaltou a relevância do trabalho integrado. “Firmamos uma parceria de extrema importância para a conscientização das pessoas, de forma firme e responsável, com o intuito de garantir mais segurança para todos”, disse.
A Operação Porteira Fechada conta com o apoio da Polícia Militar, por meio do Comando de Polícia de Trânsito (CPTran), da Polícia Civil (PC-PI), através da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério Público do Piauí (MP-PI).
Além disso, as ações integram o programa Pacto Pela Ordem, da Secretaria da Segurança Pública, que representa um compromisso firme do Governo do Piauí em construir uma sociedade mais segura e organizada.