Secretaria da Segurança Pública – SSP-PI

Operação Rota Segura no litoral prende foragidos e reforça combate a crimes de trânsito

A ação, realizada nesta sexta-feira (25), integra o programa Pacto Pela Ordem.

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP), por meio da Diretoria de Operações de Trânsito (DOT) e do Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar, deflagrou mais uma etapa da Operação Rota Segura nos municípios de Parnaíba e Luís Correia. A ação, realizada nesta sexta-feira (25), integra o programa Pacto Pela Ordem e resultou na prisão de três pessoas, sendo dois foragidos da Justiça, e na condução de dois tornozelados. A operação tem como objetivo combater a embriaguez ao volante, direção perigosa e demais infrações de trânsito.

Durante a ação, foram realizadas abordagens, consultas a veículos, testes de alcoolemia e orientações aos condutores. Pessoas flagradas conduzindo veículos sem habilitação poderiam ser autuadas, e os responsáveis por permitir ou entregar o veículo a condutores não habilitados, responsabilizados criminalmente.

Com o apoio da Diretoria de Inteligência (DINT) e da Gerência de Operações e Investigações Criminais (GOIC), também foram cumpridos dois mandados de prisão em Parnaíba: um deles contra L. L., de 74 anos, foragido da Justiça de São Paulo e condenado por estupro de vulnerável; o outro, contra A. M. de C., de 46 anos, foragido do estado do Maranhão e condenado por homicídio.

Além disso, a equipe da Polícia Militar (PM) efetuou a prisão de uma terceira pessoa durante as abordagens da operação. Duas pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica, sendo uma delas membro de facção criminosa, também foram conduzidas à delegacia.

O diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão, destacou que o planejamento da operação é baseado em dados estratégicos. “Monitoramos, diariamente, os indicadores levantados pelo Observatório do Trânsito, o que nos permite atuar com foco nos pontos críticos. As forças policiais estão mobilizadas para garantir mais segurança nas vias e salvar vidas”, finalizou.