A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI) e da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), realizou nesta quarta-feira (9) uma ação de conscientização e combate ao comércio ilegal de joias roubadas ou furtadas no estado. Integrando a Operação Ouro Sujo, a iniciativa aconteceu no Shopping da Cidade, no Centro de Teresina.
Para o superintendente de Operações Integradas da SSP, Matheus Zanatta, ações como essas são essenciais para alertar a população e, principalmente, os comerciantes sobre a gravidade do comércio de joias de procedência duvidosa. “Quem compra ou vende esse tipo de material não apenas comete crime, mas também financia uma cadeia de violência, muitas vezes ligada a crimes graves, como o latrocínio. A Operação Ouro Sujo tem esse foco: interromper esse ciclo criminoso e reforçar que receptação também é crime, com punições severas previstas na lei”, explicou Zanatta.

Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos, transmitidos informes sonoros na rádio do espaço e prestadas orientações diretas à população e aos donos de estabelecimentos. As equipes pontuaram sobre o cumprimento das normas e ofereceram esclarecimentos sobre como denunciar e atendimento, promovendo um diálogo aberto e acessível com a comunidade local.
“Como o metal está em alta, chama a atenção de muitas pessoas que já trabalham na área e também de quem quer começar a trabalhar com o ouro. Acho que essa ação vai conscientizar que a pessoa tem que ter cuidado, saber a procedência”, disse Ludimar Batista, comerciante de joias e bijuterias.
Além disso, os agentes divulgaram o B.O. Fácil, ferramenta digital lançada no final do mês de junho, que facilita o registro de boletins de ocorrência de forma rápida e segura, sem a necessidade de deslocamento até uma delegacia. Com ela, o cidadão tem mais acessibilidade aos serviços de segurança e contribui diretamente para o trabalho das forças policiais.
A presidente da Associação dos Microempreendedores do Shopping da Cidade, Neuraci Silva destacou a importância da iniciativa da SSP. “Muito boa essa ação para a gente, pois passa credibilidade para os nossos clientes. Tem muita gente que tem aquele receio de vir ao Shopping da Cidade por inúmeras situações que aconteceram. E hoje, com essa ação, ajuda na conscientização tanto para os comodatários quanto para os clientes, que se sentem mais seguros”, comentou.
Operação Ouro Sujo
A Secretaria da Segurança Pública (SSP), deflagrou, no início do mês passado, a Operação Ouro Sujo, que contou com o apoio da Polícia Civil, Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Polícia Militar e Secretaria de Estado da Fazenda.
Foram cumpridos 03 mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais localizados no Centro e zona Leste da capital e 03 mandados de busca e apreensão nas residências dos alvos. Também foram executados 02 mandados de prisão temporária, bem como a extração de dados eletrônicos e a suspensão das atividades econômicas das empresas investigadas.
A operação faz parte do Pacto Pela Ordem, conjunto de medidas coordenadas pelo Governo do Estado do Piauí voltadas para o enfrentamento à criminalidade e o fortalecimento da segurança pública em todo o estado.