A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP), por meio da Diretoria de Operações de Trânsito (DOT) e do Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (CPTran), inicia nesta quarta-feira (24), a partir das 8h, no Avenida Poty Velho, zona Norte de Teresina, as campanhas “Cadê o capacete?” e “Pedal Seguro — Respeite o ciclista!”. As ações, que serão realizadas por meio de uma blitz educativa, visam conscientizar motoristas e motociclistas sobre a importância do uso de itens de segurança e reforçar os cuidados no tráfego com ciclistas.
Nesta primeira etapa, as iniciativas, promovidas em alusão ao Dia Nacional do Trânsito, celebrado em 25 de setembro, e em parceria com os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e o Programa Vida no Trânsito, serão realizadas em municípios piauienses estratégicos que apresentam maiores índices de acidentes envolvendo motociclistas, como Picos, com início das atividades nesta quinta-feira (25), e Parnaíba e Luís Correia, no dia 1º de outubro. Durante a ação, serão distribuídos adesivos educativos, materiais informativos, bem como orientações sobre direção segura.
Para o diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI, Fernando Aragão, a ação é mais uma ferramenta que contribui para a redução dos índices de acidentes no estado. “Segundo dados do Observatório do Trânsito da SSP-PI, os horários de pico, quando os cidadãos se deslocam ou retornam do trabalho, concentram maior número de acidentes, especialmente envolvendo motociclistas. A maioria das vítimas com sequelas graves ou fatais não utilizava capacete. Estamos atuando para mudar esse cenário e salvar vidas no trânsito”, destacou Aragão.
Rota Segura
Também será realizada a Operação Rota Segura, cujo foco é combater infrações de trânsito, como dirigir sob efeito de álcool, não utilização de equipamentos de segurança, condução de veículos por menores de idade ou pessoas não habilitadas, bem como práticas de direção perigosa.
“Muitos trabalhadores passaram a usar a moto como meio de transporte e também como fonte de renda. Infelizmente, parte deles se arrisca e só percebe a importância da condução correta tarde demais. O Estado estará atento. Nossas equipes atuarão de forma ostensiva e repressiva contra os que descumprirem a lei. Esperamos que o cidadão faça sua parte e nos ajude a reduzir os acidentes”, reforçou o comandante do CPTran, coronel Francisco Ramos.