Secretaria da Segurança Pública – SSP-PI

SSP-PI assina Ordem de Serviço da 1ª unidade do Corpo de Bombeiros no Cerrado Piauiense, em Bom Jesus

O investimento é de mais de R$ 3.4 milhões, com prazo de execução de 210 dias, conforme o contrato nº 081/2025, publicado no Diário Oficial

O secretário da Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, assinou, nesta quinta-feira (30), a Ordem de Serviço que dá início às obras de construção da primeira unidade do Corpo de Bombeiros Militar no Cerrado Piauiense, localizada no município de Bom Jesus, no Sul do estado.

O investimento total é de R$ 3.449.953,62 (três milhões, quatrocentos e quarenta e nove mil, novecentos e cinquenta e três reais e sessenta e dois centavos), com prazo de execução de 210 dias, conforme o contrato nº 081/2025, publicado no Diário Oficial. A nova unidade irá abrigar o 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, ampliando a capacidade de resposta em situações de emergência e a atuação em ações preventivas.

O secretário Chico Lucas destacou a importância da expansão do Corpo de Bombeiros e o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da segurança em todas as regiões. “Venho aqui anunciar algo histórico, pois essa é uma demanda antiga do nosso Sul do Estado, especialmente da região do Cerrado, que por muito tempo sentiu a ausência das estruturas do Estado e, com isso, uma falta de pertencimento. Hoje estamos assinando a Ordem de Serviço que autoriza o início da construção do Corpo de Bombeiros de Bom Jesus, a primeira unidade do Cerrado piauiense”, pontuou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, coronel José Rêgo, celebrou a conquista e ressaltou o impacto positivo da nova estrutura.“Para nós, é um motivo de muita alegria assinar, neste momento, junto ao secretário da Segurança Pública, a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras na cidade de Bom Jesus. Essa obra, sem dúvidas, representa um grande feito para o nosso Corpo de Bombeiros Militares”, enfatizou o comandante.

Chico Lucas também anunciou novas ações voltadas à interiorização do Corpo de Bombeiros. “Vamos convocar a outra turma, com mais de 200 candidatos. Havia excedentes, que somam cerca de 225. Conversamos com o governador, e ele autorizou a convocação desse total. No dia 1º de dezembro, começa a turma 2 do Corpo de Bombeiros. Além disso, faremos um planejamento com novas licitações para a construção de unidades em Campo Maior, Bom Jesus, Corrente e Uruçuí, regiões que ainda não contam com essa estrutura. Vale ressaltar, que estamos estudando novas instalações em Paulistana e Valença. Assim, o Corpo de Bombeiros estará presente em todo o território Piauiense, seguindo a orientação do governador Rafael Fonteles e levando essa estrutura tão importante para o povo piauiense”, finalizou o gestor.