A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Diretoria de Trânsito (DOT), reforça a importância de que condutores envolvidos em acidentes em vias sem vítimas adotem procedimentos que garantam a segurança e a fluidez do trânsito, evitando novos acidentes. A orientação segue o que determina o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que exige a remoção dos veículos da via pelo próprio condutor, quando possível, após o registro das informações.
Segundo o diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI, Fernando Aragão, em casos de acidentes sem vítimas, não há necessidade de acionar a perícia da Polícia Civil (PC-PI). “Nesses casos, os proprietários ou condutores podem resolver de forma simples e rápida, por meio do diálogo. O importante é manter a calma, registrar imagens dos veículos, do local e das placas, e retirar os carros da via para evitar congestionamentos e novos acidentes”, explicou.
O diretor Aragão também frisou que, se não houver acordo entre as partes ou se houver um princípio de tumulto, os envolvidos podem registrar boletim de ocorrência (B. O.) na delegacia, no local ou em casa, por meio da plataforma B.O. Fácil, pelo WhatsApp, no número 0800 086 0190. Também é possível acionar uma viatura local, que não precisa ser especificamente do trânsito, apenas em caso de litígio ou tumulto.
Além disso, o artigo 176, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), alerta que a permanência desnecessária no local do acidente configura infração gravíssima, reforçando a necessidade de remoção rápida dos veículos.
“Nosso foco é garantir segurança e fluidez no trânsito, sem sobrecarregar o sistema policial com situações que podem ser resolvidas de maneira tranquila e responsável”, finalizou o diretor Fernando Aragão.