Nos dias 1º e 2 de dezembro, a Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Cidadania e Defesa Social (Sucid), vai realizar o Curso de Formação em Gênero e Raça para agentes da área. As aulas acontecerão, das 7h às 18h, no auditório da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), no bairro Cabral, Centro-Norte de Teresina.
A iniciativa é uma parceria entre a SSP-PI e a Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc). Ela tem como objetivo oferecer práticas profissionais fundamentadas na igualdade racial, na perspectiva de gênero e nos direitos humanos, consolidando uma atuação mais cidadã, humanizada e antirracista no campo da segurança pública.
A diretora de Defesa Social da SSP-PI, Brenda Carvalho, destaca a importância do curso. “Representa um passo essencial para o fortalecimento de uma segurança pública mais humana, eficiente e alinhada aos direitos fundamentais. As forças de segurança têm contato direto com a população e, por isso, precisam estar preparadas para reconhecer como o racismo estrutural e as desigualdades de gênero impactam o trabalho policial e a vida das pessoas”, frisou.
A primeira turma foi realizada no município de Bom Jesus, no Sul do estado, para agentes da região. A etapa na capital já acontece na próxima semana e a próxima será em Parnaíba.
“Apresentamos como essas estruturas se formaram, trazendo uma perspectiva conceitual e histórica, e avançamos para o debate prático, tratando da operacionalização dessas questões. Com isso, buscamos cumprir nossas metas de combate ao racismo e ao machismo ainda presentes nas instituições”, destacou João Pedro Monteiro, coordenador de Igualdade Racial da SSP-PI.
O curso é, também, uma iniciativa da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários (Suipro), da Sasc, que vem desenvolvendo diversas ações junto à SSP-PI. “Podemos destacar o protocolo de abordagem para a população de terreiro, coordenado pela área de Promoção da Igualdade Racial na Segurança Pública”, ressaltou José Bispo, diretor de Igualdade Racial da Sasc.
Para participar, os agentes devem se inscrever no link: https://forms.gle/JqfVauFAYvw33eGh6.




