A Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), por meio do Instituto de Cidadania Digital, divulgou, nesta quarta-feira (28), que as Unidades de Serviços Digitais localizadas em Teresina passam a ofertar o Balcão GOV.BR ampliando o acesso da população aos serviços públicos digitais e fortalecendo a inclusão digital no Estado.
Segundo o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, “o Piauí é um dos grandes parceiros do Ministério da Gestão em projetos fundamentais para a população brasileira, como o Balcão GovBR, sendo um dos primeiros estados a aderir, e também com a Carteira de Identidade Nacional, a CIN”. “A chegada do Balcão GovBR nos postos de identificação vai facilitar muito o acesso para a população piauiense aos serviços digitais, e nós ficamos muito felizes com essa nova parceria com o estado”, complementou.
Além da sede do Instituto, no Espaço da Cidadania Digital no Centro de Teresina, o serviço passa a funcionar nas unidades da SEID, Tribunal de Justiça do Piauí, CSU do Parque Piauí, Câmara Municipal de Teresina, Santa Maria da Codipi, Francisca Trindade (Mocambinho) e UESPI.
O Balcão GOV.BR é um programa de atendimento presencial que oferece suporte aos cidadãos no uso da Conta GOV.BR, com orientação para criação, recuperação de acesso e esclarecimento sobre serviços digitais, por meio de atendimento humanizado, especialmente voltado a pessoas com dificuldades no ambiente digital.
De acordo com o superintendente do Instituto de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenha, a iniciativa amplia o papel social das unidades. “As Unidades de Serviços Digitais são espaços de cidadania. Com o Balcão GOV.BR, garantimos que mais pessoas tenham acesso efetivo aos serviços públicos digitais, reduzindo barreiras e promovendo inclusão”, destacou.
O serviço será expandido gradualmente para outras unidades no interior do estado. Além da emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), as Unidades de Serviços Digitais também ofertam serviços como ID Jovem, SINPatinhas e, agora, o Balcão GOV.BR, consolidando esses espaços como pontos integrados de atendimento ao cidadão.




