A Secretaria de Segurança Pública, no contexto da Operação Olhos de Lince, deu cumprimento a um mandado de prisão, nesta quarta-feira (04), de uma mulher identificada pelas iniciais S.M.S., no bairro Torquato Neto, zona sul de Teresina.
A mulher é acusada de envolvimento com os crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Em decisões anteriores, a investigada havia obtido o direito de responder em liberdade, desde que cumprisse medidas cautelares determinadas pelo Judiciário. No entanto,ela descumpriu de forma reiterada obrigações como recolhimento domiciliar noturno, recolhimento integral aos fins de semana e feriados, proibição de se ausentar da comarca sem autorização judicial, além da monitoração eletrônica, o que motivou a revogação da liberdade.
A ação contou com o emprego de ferramentas tecnológicas avançadas, como o Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA), além da análise de dados e levantamentos estratégicos de informações, que possibilitaram identificar a localização da investigada e efetuar o cumprimento do mandado de prisão.
De acordo com o diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão, o uso da tecnologia tem sido fundamental para a efetividade das ações.
“Esse é o terceiro crime solucionado com o apoio do SPIA, somente essa semana. Vale ressaltar, que essa ferramenta permite localizar pessoas com mandados de prisão em aberto com mais agilidade e precisão, fortalecendo o cumprimento das decisões judiciais”, explicou.
Na tarde de hoje, no âmbito da Operação Olhos de Lince, agentes de segurança realizaram uma abordagem no município de Campo Maior que resultou na recuperação de um veículo com registro de furto.
O automóvel circulava no trecho entre Teresina e Campo Maior e havia sido furtado na capital, em janeiro deste ano. O condutor, de iniciais E. O. R., natural de Brasília, foi preso na localidade Morada Nova, município de Jatobá do Piauí.
“Essas ações evidenciam o caráter preventivo, tecnológico e integrado da Operação Olhos de Lince, que segue intensificando o uso de inteligência e ações integradas para reforçar a segurança da população piauiense”, finalizou Fernando Aragão.




