Secretaria da Segurança Pública – SSP-PI

Secretaria de Segurança deflagra "Operação Retomada" no bairro Torquato Neto

A operação integra o Pacto pela Ordem e contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), da Guarda Civil Municipal de Teresina, do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER) e de diversas unidades da Polícia Militar, dentre elas o Comando de Policiamento Especializado (CPE), o BEPI e o BOPE.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, através das Polícias Civil e Militar, deflagrou na manhã de hoje mais uma ação do Pacto pela Ordem: a Operação Retomada. A ação visa desarticular um núcleo criminoso que atuava no Residencial Torquato Neto e em outras regiões da zona sul de Teresina.
Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 144 apartamentos, além do cumprimento de 14 mandados de prisão. As medidas são resultado de desdobramentos investigativos relacionados a crimes graves ocorridos na região, como execuções, tráfico de drogas e invasões de propriedades.
Dentre os episódios que motivaram a operação, destaca-se o atentado a tiros contra a residência de um policial militar, seguido de tentativa de invasão. O agente foi surpreendido por criminosos armados que adentraram sua propriedade, evidenciando o nível de violência e ousadia da facção.
Outro fato relevante foi o roubo de gado para a realização de um churrasco comemorativo promovido pela organização criminosa, além da execução de Bartolomeu Gabriel Oliveira Gomes, o “Barto”, integrante de uma organização criminosa rival. Ele foi sequestrado, torturado e executado após ser identificado por meio da prática conhecida como “raio-x”, utilizada internamente pela facção para reconhecer e eliminar rivais.
As investigações também apontam:
•A utilização de imóveis como esconderijos, depósitos de drogas e pontos de comercialização de entorpecentes;
•Invasões de apartamentos com expulsão de moradores, transformados em bases operacionais da organização criminosa;
•Ameaças sistemáticas à população, com imposição do silêncio mediante coerção.
A operação integra o Pacto pela Ordem e contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), da Guarda Civil Municipal de Teresina, do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER) e de diversas unidades da Polícia Militar, dentre elas o Comando de Policiamento Especializado (CPE), o BEPI e o BOPE, atuando de forma coordenada para garantir a efetividade da ação.