Secretaria da Segurança Pública – SSP-PI

SSP-PI inaugura primeira piscina semiolímpica de treinamento policial na ACADEPOL

Com investimento superior a R$ 1,8 milhão, o novo espaço passa a integrar o complexo de treinamentos das forças de segurança do estado.

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (04), a primeira piscina semiolímpica com plataforma de salto na Academia de Polícia Civil do Piauí (Acadepol), localizada no bairro Saci, zona Sul de Teresina. O novo espaço passa a integrar o complexo de treinamentos das forças de segurança do estado.

Com investimento superior a R$ 1,8 milhão, provenientes do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP), a estrutura foi projetada para fortalecer a preparação física e operacional da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A piscina possui 25 metros de comprimento, 12,5 metros de largura, 300 m² de área construída e 952 m³ de volume d’água, com profundidades de 1,80 m e 5 m, permitindo a realização de atividades de salvamento, mergulho e instruções técnicas especializadas.

O espaço conta ainda com sistema de iluminação para treinamentos noturnos e plataforma de salto em concreto armado com três alturas: 2 m, 5 m e 10 m. O complexo também inclui vestiários, banheiros, copa e área de convivência para instrutores e alunos.

A diretora da Acadepol, delegada Anamelka Albuquerque, ressaltou que o equipamento supre uma demanda histórica da formação policial. “Com a inauguração da piscina, passamos a contar com um espaço aquático fundamental para qualificarmos ainda mais as atividades de formação e formação continuada. A Acadepol já possui áreas para testes de aptidão física, campo, quadra e estande de tiro, mas havia a carência de uma estrutura voltada às instruções aquáticas”, pontuou.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, ressaltou que a entrega da nova piscina representa um avanço significativo na qualificação das forças de segurança e na modernização dos espaços de formação do estado.

“Estamos iniciando o curso de formação da segunda turma do Corpo de Bombeiros, com mais de 220 novos profissionais que atuarão em diversos territórios do Piauí. Na formação deles, são indispensáveis treinamentos de salvamento, com saltos de maiores alturas e mergulhos. Além de servir à formação policial e dos bombeiros, vamos dialogar para que também possa ser usada pela população, especialmente por quem pratica esportes aquáticos. Ela é ideal para salto ornamental e pode até revelar novos talentos”, destacou o gestor.