A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP), anunciou nesta terça-feira (25) que a Planície Litorânea se tornou o primeiro Território de Desenvolvimento do estado a contar com unidades digitais de atendimento em todos os seus municípios. Com essa estrutura, a população local passa a ter mais agilidade e acessibilidade na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), eliminando a necessidade de deslocamento para outras cidades.
Composta por 11 municípios, a região agora conta com 14 postos de atendimento e uma central de emissão e impressão localizada em Parnaíba, garantindo maior eficiência na entrega dos documentos. Com essa estrutura, a versão digital da CIN fica disponível em até 48 horas e a versão física pode ser retirada em até cinco dias úteis.
De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Marcelo Mascarenha, a estratégia de expansão dos postos e das centrais de emissão foi fundamental para que o Piauí se tornasse referência nacional na emissão da Nova CIN. “O processo de descentralização das unidades e das centrais de emissão foi uma estratégia essencial para garantir que mais piauienses tenham acesso ao documento de forma rápida e eficiente. Isso permitiu não apenas o aumento no número de emissões, mas também a melhoria na entrega, tornando o Piauí o estado líder em emissões proporcionais no país”, afirmou.
Municípios atendidos pela rede digital da Planície Litorânea
Parnaíba
Unidade Sede – Rua Cinco, s/n, Conjunto Igaracu-COHAB – I, atendimento das 7h30 às 17h30
Unidade Espaço da Cidadania – Prédio SEFAZ, Rua Oscar Clarck, s/n, Centro – Praça da Graça, atendimento das 7h30 às 12h
Cajueiro da Praia – Secretaria Municipal de Assistência Social, atendimento das 8h às 12h
Barra Grande – Grupamento da Polícia Militar, atendimento das 8h às 13h
Ilha Grande – Colônia de Pescadores, atendimento das 7h30 às 13h
Buriti dos Lopes – Rua Almirante Barros, 03, Centro, atendimento das 7h30 às 13h
Cocal – Rádio Comunitária – Rua Floriano Peixoto, 935, atendimento das 7h30 às 13h
Cocal dos Alves – Prefeitura Municipal, atendimento das 7h30 às 13h
Luís Correia – Grupamento da Polícia Militar – Av. Senador Joaquim Pires, Centro, atendimento das 7h30 às 13h
Caxingó – Fórum – Rua Domingos Neres, 53, atendimento das 7h30 às 13h
Caraúbas – Fórum – Avenida Felinto Tomaz Portela, n° 240, atendimento das 7h30 às 13h
Bom Princípio do Piauí – Prefeitura Municipal, atendimento das 7h30 às 13h
Murici dos Portelas – Prefeitura Municipal, atendimento das 7h30 às 13h
Com aproximadamente 124 mil carteiras de identidade emitidas, a Planície Litorânea se consolida como o segundo território com maior volume de emissões no Piauí, ficando atrás apenas do Território Entre Rios, onde está localizada a capital, Teresina. Além de agilizar o processo de emissão da Carteira de Identidade, as Unidades de Atendimento Digitais desempenham um papel fundamental na inclusão digital da população, funcionando como polos de apoio para o acesso a serviços públicos digitais.
Além da identidade, os postos digitais oferecem suporte para cidadãos que enfrentam dificuldades no uso de serviços online do Governo do Estado, garantindo mais acessibilidade e inclusão.
Atualmente, o Instituto de Identificação conta com mais de 140 unidades de atendimento em 125 municípios, reforçando o compromisso do governo em facilitar o acesso à cidadania.