A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da Superintendência de Cidadania e Defesa Social e da Diretoria de Defesa Social, lançou na última sexta-feira (04), o programa “Piauí Livre dos Maus-Tratos”, com o objetivo de ampliar as ações de proteção aos animais em todo o estado. O lançamento marca também o início da campanha Abril Laranja, mês de conscientização sobre os maus-tratos contra animais.
A ação contou com a presença de diversos órgãos parceiros, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teresina (SEMAM) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).
“Hoje estamos dando início a um grande movimento que vai muito além da capital. A proteção animal é uma pauta urgente, e conseguimos reunir em um só evento instituições com o mesmo propósito: proteger nossos animais e garantir seus direitos”, destacou a superintendente de Cidadania e Defesa Social, coronel Elisete Lima.
Como parte da ação, foi realizada uma blitz educativa na Avenida Raul Lopes, em Teresina, com distribuição de panfletos informativos, orientações sobre como identificar situações de abuso e os canais de denúncia.
A campanha Abril Laranja visa não apenas alertar a sociedade sobre os crimes de maus-tratos, mas também estimular a denúncia e o engajamento da população na causa animal. A Coordenadoria de Proteção ao Animal, responsável pelas ações, reforça que a denúncia é fundamental para combater os abusos e garantir que os agressores sejam responsabilizados.