A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP), realizou 600 atendimentos para emissão gratuita da Carteira de Identidade Nacional (CIN) durante o Diálogos pelo Piauí, evento que ocorreu nesta sexta-feira (25) e sábado (26), no município de Piripiri.
Os atendimentos foram realizados durante a Feira de Serviços, na Praça da Bandeira, e proporcionaram aos moradores o acesso facilitado à nova identidade. Em Piripiri, a versão digital do documento fica disponível em até 24 horas, enquanto a versão física pode ser entregue em até 48 horas após a emissão.
A gerente de ações sociais do Instituto de Identificação, Lívia Queiroz, destacou a importância da iniciativa para a região, “O diferencial foi a flexibilização dos horários, estivemos atendendo na praça, durante a manhã, tarde e noite na sexta-feira, e também no sábado pela manhã. Atendemos idosos, pessoas com deficiência, gestantes, jovens todos com o objetivo de garantir o acesso à identidade, que é a porta de entrada para as demais políticas públicas,” afirmou Lívia.
Além da ação de atendimento, a Secretaria de Segurança Pública realizou a entrega de um veículo zero quilômetro destinado à equipe de ações sociais do Instituto de Identificação.
O novo carro irá agilizar o atendimento domiciliar para emissão da identidade, especialmente voltado a idosos, pessoas acamadas e cidadãos com dificuldades de locomoção que não conseguem se deslocar até os postos de atendimento. O veículo também será utilizado para ampliar as ações sociais em comunidades mais distantes, garantindo o acesso à documentação para quem mais precisa.