A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizou, nesta quinta-feira (10), na Penitenciária Professor José de Ribamar Leite, em Teresina, a entrega de equipamentos de radiocomunicação crítica de última geração, sendo 20 rádios portáteis (HT), 16 rádios móveis para viaturas e 7 rádios base fixa. Os instrumentos vão fortalecer a integração e comunicação entre as unidades prisionais, viaturas e demais forças de segurança do estado.
Para o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, a integração entre todas as forças é um dos maiores projetos do setor no estado. “Polícia Penal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, todas atuando juntas, conectadas, com tecnologia, estratégia e diálogo. A entrega desses rádios fortalece essa rede e amplia nossa capacidade de resposta. Quando as forças de segurança trabalham integradas, quem ganha é o cidadão”, pontuou o gestor.
As unidades penais contempladas por meio da ação foram as de Parnaíba, Esperantina, Campo Maior, Irmão Guido, Unidade Feminina de Teresina, Central de Monitoramento e a Penitenciária Professor José de Ribamar Leite.
Durante a solenidade, houve também a inauguração de importantes estruturas na penitenciária. A unidade, agora, passa a contar com uma passarela de vigilância e segurança com 107,41 metros de extensão e 464,28 metros quadrados de cobertura, garantindo mais conforto e proteção aos policiais penais durante os plantões. Também foi entregue uma Sala de Acolhimento para familiares de internos que realizam visitas na unidade.
“Entregamos uma estrutura que valoriza o trabalho dos nossos policiais penais, com mais dignidade, conforto e segurança. A nova passarela, a sala de acolhimento e os equipamentos de radiocomunicação representam mais do que obras, representam respeito às pessoas e compromisso com a segurança pública. Estamos investindo com seriedade e responsabilidade”, finalizou o secretário da Justiça, coronel Carlos Augusto.