A Secretaria de Segurança Pública, por meio do Instituto de Cidadania Digital, divulgou na tarde desta terça-feira (13) que a Unidade de Atendimento da Santa Maria da Codipi, em Teresina, completou um ano de funcionamento com mais de 5 mil atendimentos realizados para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Inaugurada em agosto de 2024, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e está localizada na sede da Associação Amigos da Sopa, na Santa Maria da Codipi. É a primeira unidade da capital instalada dentro de uma associação comunitária, o que facilita o acesso da população aos serviços de documentação civil.
Segundo a diretora de Cidadania Digital, Lívia Queiroz, o impacto da unidade é reflexo do compromisso com o acesso a cidadania “Essa unidade comemora hoje um ano. Em 12 meses, conseguimos atender mais de 5 mil pessoas, o que representa 5 mil cidadãos que saíram daqui com sua carteira de identidade em mãos, aptos a acessar seus direitos e demais políticas públicas” afirmou.
Para Valdilene, liderança comunitária da Santa Maria da Codipi, a presença da unidade na região representa uma conquista coletiva. “É diferente poder contar com um serviço de qualidade aqui na nossa comunidade. Toda a região da Santa Maria fica feliz por ter essa unidade do Instituto funcionando dentro da associação. A gente agradece ao governador, ao Secretário Chico Lucas e ao Superintendente Marcelo Mascarenha por essa unidade,” destacou.
A Carteira de Identidade Nacional é gratuita na primeira via e também na substituição do modelo antigo. O Instituto de Cidadania Digital já conta com mais de 187 unidades de atendimento em mais de 163 municípios piauienses.