Secretaria da Segurança Pública – SSP-PI

SSP-PI lança 3º Boletim de Dados de Violência Contra a População LGBTQIAPN+

O lançamento acontecerá no dia 29 de agosto, no Auditório do Palácio Pirajá, prédio da Reitoria da Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizará, no dia 29 de agosto, mês que comemora a Visibilidade Lésbica, o lançamento do 3º Boletim de Dados de Violência Contra a População LGBTQIAPN+. O evento, que contará com a presença de autoridades locais e representantes de movimentos sociais, acontecerá a partir das 8h30, no Auditório do Palácio Pirajá, prédio da Reitoria da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), zona Norte de Teresina.

O documento, desenvolvido em parceria com o Grupo de Pesquisa em Geografia Humana e Valorização do Espaço, da UESPI, traz dados sobre o cenário vivenciado pela comunidade no estado. Além disso, torna-se um importante instrumento na proteção dessas pessoas, pois o registro de violências contra essas pessoas é historicamente reivindicado por movimentos populares que buscam melhores direitos para essa população.

“Será um momento importante para que possamos aproximar a sociedade civil do Governo, para que possamos discutir esses dados de violência e traçar uma estratégia para combater a LGBTQIAPN+fobia no estado do Piauí”, disse Leonna Osternes, coordenadora de Proteção aos LGBTQIAPN+ da SSP-PI.

Com relação à coleta de dados, o boletim consolida a metodologia inaugurada em 2022 pelo Protocolo Cidadão de Coleta de Dados contra a Pessoa LGBTQIAPN+. Foram utilizadas como fontes primárias o Sistema de Procedimento Eletrônico (Sinesp PPE) e o Sistema de Mortes Violentas Intencionais (SISMVI). Incluiu-se, ainda, a análise da categoria identidade de gênero, a partir do campo “autodeclaração de gênero”, disponível no Sinesp PPE.

Para participar, basta se inscrever através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczkx8rf5PWD0Mt3-RlRyiT0zEXlay3o2NH12_5r_5P0huDXQ/viewform. Também será emitido certificado de participação.

Diversidade Segura

Com o intuito de promover o respeito, a proteção e a cidadania da população LGBTQIAPN+, a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Superintendência de Cidadania e Defesa Social (SUCID), desenvolve o Programa Diversidade Segura, tendo o evento de lançamento do Boletim de Dados como uma de suas ações integrantes. A iniciativa é estruturada nos eixos de qualificação para o atendimento, prevenção das violências e promoção da cidadania da comunidade no Piauí.

Outras Notícias