Secretaria da Segurança Pública – SSP-PI

SSP-PI fortalece diálogo com motoboys e entregadores de delivery em Teresina para promover a segurança no trânsito

O momento, intitulado Café com Motoboys, contou com uma série de atividades e foi realizado na Praça dos Skatistas, no bairro Jóquei, zona Leste da capital.

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) participou, nesta terça-feira (11), de um encontro com membros da Associação dos Entregadores de Delivery Autônomos e Aplicativos de Entregas (AEDAAP) de Teresina para apresentar as políticas públicas e ações de trânsito realizadas pelo órgão. O momento, intitulado Café com Motoboys, contou com uma série de atividades e foi realizado na Praça dos Skatistas, no bairro Jóquei, zona Leste da capital.

Segundo o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas, o momento foi essencial para fortalecer a parceria com os profissionais do setor, assegurando mais segurança e acesso à informação por meio de capacitações que serão ofertadas em breve.

“Faremos ações, como palestras, que serão fundamentais para mostrarmos as políticas públicas e esclarecer questões relacionadas ao trânsito, como leis estaduais e pontos da lei federal, que é o Código de Trânsito Brasileiro. Queremos abordar essas políticas públicas e como está funcionando a dinâmica do combate ao crime de trânsito”, frisou Zanatta.

Já o diretor de Operações de Trânsito, Fernando Aragão, destacou as operações Rolêzinho, Rota Segura e Porteira Fechada. “Nosso objetivo nunca foi multar ou remover as motocicletas, mas sim salvar vidas e diminuir o número de sequelados nas nossas unidades de saúde. Essas operações já têm trazido grandes avanços para o estado do Piauí, pois já são três meses com diminuição de mortes. Temos uma queda de 31,23% em lesões quando comparamos 2025 com 2024 e de 56,25% quando comparamos com 2022”, declarou Aragão.

Durante o encontro, também foram destacados programas como o Pacto pela Ordem, que visa ampliar o combate à criminalidade no estado, utilizando inteligência e gestão integrada entre as forças; o Meu Celular de Volta, pioneiro na recuperação de aparelhos telefônicos; e o B.O. Fácil, que permite registrar boletins de ocorrência (B.O.) e fazer denúncias anônimas através do WhatsApp.