Secretaria da Segurança Pública – SSP-PI

Formatura de 65 guardas municipais reforça integração das forças de segurança pública do Piauí e Maranhão

Além da capacitação, o Governo do Piauí vai apoiar os municípios com equipamentos e viaturas, reforçando ainda mais a atuação das guardas civis municipais.

O Governo do Piauí, por meio da Secretária da Segurança Pública (SSP-PI), realizou, nesta sexta-feira (5), a cerimônia de conclusão do curso de formação de 65 guardas civis municipais das cidades de Acauã, Barra D’Alcântara, Barras, Beneditinos, Luzilândia, Pedro II, União e Timon (MA). A capacitação iniciou em setembro e foi realizada na Academia de Polícia Civil do Piauí (Acadepol), reforçando a política de integração das forças de segurança do estado.

Para o governador Rafael Fonteles, a ação busca incentivar a formação de mais guardas municipais e reforçar a integração entre as polícias. “Nós queremos estimular que, cada vez mais, os prefeitos tomem essa decisão de implementar e fortalecer essa política de segurança pública municipal, integrada com o Estado. E a formação dos guardas, por parte da Secretaria de Segurança Pública, é um dos elementos desse pacto. O governo estadual, com toda a expertise das nossas forças de segurança, capacitará esses homens e mulheres que vão integrar essas guardas municipais, integradas com as estaduais”, afirmou Fonteles.

O secretário da Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, destacou que o curso de formação é inédito. “Já tivemos outros, mas nenhum com tantos municípios envolvidos e tantos profissionais qualificados, professores e equipamentos. Todos empenhados no combate à criminalidade. Essa política é contínua, este será o primeiro de muitos cursos, e a formação continuada será sempre pensada na perspectiva dos guardas civis municipais”, declarou o gestor.

A diretora da Acadepol, delegada Anamelka Albuquerque, ressaltou que a formação representa um momento histórico para a segurança pública do Piauí. “Hoje é a formação dos guardas municipais de vários municípios do estado. Nunca tivemos uma capacitação conjunta como essa. É um momento histórico porque entregamos à população profissionais mais técnicos, padronizados e alinhados aos padrões da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Essa integração fortalece a parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil e demais forças, contribuindo para a redução da criminalidade”, disse a gestora.

O guarda Francisco Barroso, de Pedro II, explicou que o curso trouxe muito conhecimento e vai melhorar o trabalho da guarda na cidade. “Em Pedro II, nós já atuamos há nove anos com a guarda municipal, aprendemos muito e vamos levar para a prática, pois só quem ganha é a população. Com certeza a sociedade vai receber profissionais ainda mais qualificados para atuar junto às outras forças de segurança”, explicou o participante.

Apoio adicional aos municípios

Durante o evento, o governador Rafael Fonteles enfatizou que, além da formação oferecida pelo Estado, os municípios que aderirem à formação da guarda municipal receberão apoio com armamentos e viaturas.

“Queremos estimular que mais municípios fortaleçam suas guardas municipais. A integração com as forças estaduais é essencial para ampliar a proteção da população. A formação dos guardas é um dos elementos do Pacto pela Segurança e Trânsito. Além da capacitação, o Governo do Piauí vai apoiar os municípios com equipamentos e viaturas, reforçando ainda mais a atuação das guardas municipais”, anunciou o gestor.