Secretaria da Segurança Pública – SSP-PI

Secretaria de Segurança Pública do Piauí promove ciclo de palestras sobre tecnologia e cibersegurança para forças policiais

Além de repassar conhecimentos, o encontro visa promover uma maior integração entre os membros das forças de segurança presentes no evento. Com as palestras os policiais estarão aptos a decidirem melhor sobre qual ferramenta utilizar em determinada ação policial

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí promoveu na manhã desta terça-feira (25), no auditório do Tribunal de Justiça, um ciclo de palestras acerca do uso de tecnologias, tais como o chat GPT dentre outros recursos em ações policiais. Além disso, assuntos relacionados a cibersegurança também esteve entre os assuntos discutidos no encontro que teve as forças de segurança pública do estado como público alvo.

Além de repassar mais conhecimentos afim de otimizar ainda mais a atividade policial, o encontro serviu para promover uma maior integração entre as forças de segurança do estado. Para o Chefe do Departamento Geral de Operações da PMPI, Coronel Jacks Galvão, o avanço tecnológico tem contribuído significativamente nas ações da polícia militar.

“Estivemos no auditório do Tribunal de Justiça com todas as nossas tropas especializadas, com as nossas forças táticas, DGO, DINT para tomar conhecimento sobre as tecnologias novas, como os cuidados com os golpes do smartphone. São tecnologias que tem ajudado a nossa tropa e facilitado os procedimentos principalmente junto aos flagrantes o que facilita e possibilita uma maior segurança na hora de se conduzir pessoas detidas. São aplicativos que tem sim colaborado muito com a nossa tropa demonstrando mais uma vez a integração das forças de segurança”, explica Galvão.

Através dos conhecimentos adquiridos nesse ciclo de palestras, os policiais poderão decidir melhor acerca da ferramenta tecnológica que melhor se adequa a determinada ação. É o que explica um dos palestrantes, o Delegado de Polícia Civil do Estado, Thiago Damasceno.

“Apresentamos hoje uma palestra em torno da inteligência artificial e a sua aplicação na atividade policial. O objetivo da palestra é introduzir essa ferramenta para que os policiais atuem de maneira mais efetiva e possam ter mais eficiência e tomar as melhores decisões. Foi uma explanação onde apresentamos algumas ferramentas além do chat GPT e assim eles vão poder escolher a ferramenta que mais se adequa as suas necessidades”, pontua Damasceno.