Secretaria da Segurança Pública – SSP-PI

Secretaria de Segurança Pública lança Painel Público de Dados da DATASSP

Na manhã desta quarta-feira(19), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizou o lançamento do Painel Público de Dados da DATASSP, uma ferramenta inovadora que visa promover maior transparência e eficiência na gestão da segurança pública no Piauí.

O Painel Público de Dados surge como uma plataforma intuitiva e interativa que permite que cidadãos e gestores possam acessar informações atualizadas sobre a segurança pública no estado. A ferramenta possibilita a visualização de estatísticas, mapas e séries temporais sobre diferentes indicadores criminais, promovendo análises detalhadas que auxiliam na tomada de decisões e no desenvolvimento de estratégias de segurança.

Disponível no endereço https://dados.ssp.pi.gov.br, o Painel foi desenvolvido com arquitetura de código aberto e utiliza a plataforma Metabase. Além de relatórios dinâmicos, a ferramenta permite a exportação de dados em formatos CSV e XLSX, facilitando a análise e o compartilhamento das informações.

“Esses formatos permitem que os interessados selecionem as informações desejadas, façam pesquisas e baixem os dados em planilhas, facilitando a análise e contribuindo para uma gestão mais eficiente das informações em diversas plataformas”, explicou o gerente de Análises Estatísticas e Criminais da SSP-PI, delegado João Marcelo Brasileiro.

Nesta versão, a plataforma disponibiliza dados sobre vítimas de Mortes Violentas Intencionais (MVIs), além de informações sobre vitimização e letalidade policial. A apresentação detalhada desses dados permite ao cidadão a análise individualizada de cada vítima letal, reforçando o compromisso da SSP com a transparência ativa.

Durante o lançamento, o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou a importância da ferramenta para o fortalecimento das políticas de segurança no estado.

“Através desse painel, vamos divulgar os dados com 100% de transparência, submetendo o trabalho das forças policiais ao escrutínio público da sociedade. Todos os dias somos avaliados e, a partir de agora, independentemente de falhas ou vitórias em nossas ações, não haverá dúvidas sobre o que está sendo divulgado, pois no Estado do Piauí não escondemos dados. Quando apresentarmos uma política pública, ela será baseada em evidências e não em achismos. Diferente de muitos estados que omitem a verdade e não contabilizam todos os homicídios, no Piauí todas as mortes são registradas. O debate é público, e o Painel será uma prova de que o Piauí não tem nada a esconder”, pontuou o gestor.

A iniciativa reforça o compromisso da SSP-PI com a eficiência e a transparência na gestão pública, garantindo que os dados sobre segurança sejam acessíveis e utilizados para embasar decisões estratégicas que beneficiem toda a sociedade.